Lando Norris no primeiro dia de testes no Bahrein - Foto: IMAGO

Norris supera Verstappen e Leclerc no primeiro dia de testes no Bahrein

Campeão do mundo conseguiu o melhor tempo

O campeão do mundo Lando Norris, ao volante de um McLaren, estabeleceu o tempo mais rápido no primeiro dia dos testes de pré-temporada de 2026, que arrancaram esta quarta-feira no Circuito Internacional do BaHREIN. O piloto britânico superou Max Verstappen (Red Bull) e Charles Leclerc (Ferrari).

Norris, que assumiu o controlo do monolugar na sessão da tarde, rendendo o seu colega de equipa Oscar Piastri, registou a sua melhor volta em 1m 34.669s, já ao cair da noite no circuito do deserto. Verstappen, que tinha sido o mais rápido na sessão matinal, terminou o dia na segunda posição, a apenas 0,129s do seu rival na luta pelo título de 2025.

É de salientar que, nesta fase, os tempos por volta são meramente indicativos, uma vez que as equipas se focam em testar os novos carros para a temporada de 2026. Os monolugares apresentam uma aerodinâmica totalmente reformulada e unidades motrizes revistas, com maior potência elétrica e novos modos de funcionamento.

Charles Leclerc, da Ferrari, ficou com o terceiro melhor tempo, a meio segundo de Norris. Seguiram-se Esteban Ocon (Haas), o já mencionado Piastri, George Russell (Mercedes) e o heptacampeão mundial Lewis Hamilton, que iniciou o dia ao serviço da scuderia.

O dia ficou ainda marcado por uma breve bandeira vermelha, provocada por Nico Hulkenberg. O piloto da Audi, que também só entrou em pista à tarde, viu o seu carro parar perto da última curva, mas conseguiu regressar às boxes e voltar à ação cerca de 15 minutos depois.

Pierre Gasly (Alpine) e Alex Albon (Williams) fecharam o top 10. Para a Williams, foi um dia importante para acumular quilometragem, depois de a equipa ter falhado o evento de apresentação em Barcelona devido a atrasos na preparação do carro.

No que toca à quilometragem, Max Verstappen foi o piloto que mais rodou, completando mais de 130 voltas, sendo um dos quatro pilotos que esteve em pista durante todo o dia. Esteban Ocon foi o outro a ultrapassar a marca das 100 voltas.

Atrás do top 10 ficaram Kimi Antonelli (Mercedes) e o único estreante de 2026, Arvid Lindblad, que esteve ao volante do Racing Bulls durante todo o dia, enquanto o seu colega de equipa, Liam Lawson, assistia das boxes. A Cadillac dividiu o trabalho entre Sergio Pérez e Valtteri Bottas, que ficaram entre as 14.ª e 16.ª posições, com Gabriel Bortoleto pelo meio. Lance Stroll (Aston Martin) e Franco Colapinto (Alpine), que teve uma paragem de manhã, fecharam a tabela de tempos.

As equipas e os pilotos irão agora analisar os dados recolhidos para preparar o segundo dia de testes, na quinta-feira, que marcará a estreia em pista de Isack Hadjar, Fernando Alonso, Ollie Bearman e Liam Lawson.