Oficial: Conselho de Disciplina instaura processo disciplinar ao FC Porto
A secção profissional do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol instaurou um processo disciplinar à SAD do FC Porto, na sequência das «informações constantes no relatório de árbitro e no relatório de delegado da Liga» referente ao jogo com o SC Braga, do passado domingo.
Fábio Veríssimo, árbitro do encontro, relatou que ao intervalo, no seu balneário, foi confrontado com uma televisão a passar ininterruptamente o lance do golo anulado a Froholdt, por falta de Bednarek sobre o guarda-redes do SC Braga, na primeira parte, e um outro dum jogo de sub-13 entre Benfica e FC Porto, apitado pelo leiriense, no qual validou um golo similar das águias.
O processo é agora enviado para a Comissão de Instrutores da Liga, que analisará o caso e irá propor uma decisão, que será depois o próprio Conselho de Disciplina a tomar.
Os factos relatados por Fábio Veríssimo são de enquadramento subjetivo no regulamento disciplinar da Liga — pode admitir-se eventualmente tentativa de coação, o que seria punido com derrota.
SC Braga, Benfica e Sporting já reagiram publicamente à notícia da acusação de Fábio Veríssimo sobre a tentativa de pressão, exigindo justiça célere.
O comunicado da FPF na íntegra
«Instauração de processo disciplinar à Futebol Clube do Porto – Futebol SAD, por deliberação da Secção Profissional, de 4 de novembro de 2025, tendo por objeto factos ocorridos no jogo n.º 11008 (203.01.089), disputado entre a FC Porto SAD e a SC Braga SAD, realizado no dia 2 de novembro de 2025, a contar para a Liga Portugal BETCLIC. A instauração ocorreu no seguimento das informações constantes no relatório de árbitro e no relatório de delegado da Liga. O processo foi enviado, dia 4 de novembro de 2025, à Comissão de Instrutores da Liga Portugal, ficando excluída a publicidade até ao fim da instrução.»
Artigos Relacionados: