O que pensa Verstappen sobre o novo motor da Red Bull?
Max Verstappen afirmou que a Red Bull teve um «bom começo» com o novo motor para 2026, que já atraiu a atenção dos concorrentes. A equipa liderada por Laurent Mekies inicia o novo ciclo de desenvolvimento da Fórmula 1 com um novo sistema de propulsão, desenvolvido pela empresa em conjunto com a gigante americana Ford.
Antes dos primeiros testes em Barcelona, no final do mês passado, existiam algumas dúvidas sobre o progresso da Red Bull com o seu novo motor. No entanto, os primeiros comentários dos rivais surpreendidos, especialmente da Mercedes, sugerem que o rival começou a trabalhar no seu novo motor de forma impressionante.
O monolugar da Red Bull para 2026 conseguiu completar um número significativo de voltas e demonstrou alta fiabilidade durante o teste à porta fechada em Barcelona, após o qual Verstappen expressou um entusiasmo cauteloso.
«Penso que, no geral, foi bastante decente», afirmou Verstappen ao site oficial da Fórmula 1, quando questionado sobre o teste do RB22 em Barcelona. «Na primeira manhã não fiz muitas voltas, e o tempo estava mau, mas o último dia foi bom. Fiz muitas voltas, aprendemos muito. Ainda há muitas coisas que queremos analisar e melhorar, mas suponho que isso seja normal», explicou.
«No geral, com o novo motor, fazer este número de voltas que fizemos é muito bom e é um bom começo para nós. Por isso, é positivo, mas ainda é muito cedo. Ainda está em processo de desenvolvimento, mas penso que começámos bastante bem com estas coisas. Esta ainda é uma fórmula muito complexa, penso eu, para todos, por isso ainda há muito trabalho a fazer. Mas isso é normal», acrescentou.
O teste em Barcelona não decorreu totalmente sem problemas para a Red Bull, uma vez que o seu programa foi interrompido por um grave acidente de Isack Hadjar no segundo dia. Como resultado, a equipa foi forçada a esperar um dia até que novas peças chegassem da sua base em Milton Keynes.
Antes do seu incidente, Hadjar comentou ao site da F1: «Tivemos apenas pequenos problemas no primeiro dia, o que é bastante impressionante, considerando que é o nosso primeiro dia com o nosso próprio motor. Foi definitivamente tranquilo. A sensação não está muito longe do que estou habituado, pelo menos na minha primeira temporada, em todas as mudanças de marcha para cima e para baixo», disse o francês.
Os testes de pré-temporada continuam na próxima semana, de 11 a 13 de fevereiro, no Bahrein, com mais uma sessão de 18 a 20 de fevereiro, antes do início oficial da temporada na Austrália, de 6 a 8 de março.