Geny Catamo é um exemplo para os mais novos - Foto: Miguel Nunes
Geny Catamo é um exemplo para os mais novos - Foto: Miguel Nunes

Bairro 3 de Fevereiro vence torneio apadrinhado por Catamo

Ala é figura de destaque em Moçambique e idealizou prova para ajudar os mais novos

Sendo um exemplo para os mais novos, Geny Catamo, Mexer e Bruno Langa, todos internacionais moçambicanos, apadrinharam Torneio Infantil que juntou mais de seis mil crianças de 64 bairros da cidade de Maputo. O Xingufo disputou-se na modalidade de futebol 7, num projeto que une competição, inclusão social e descoberta de talentos.

O nome 'Xingufo' inspira-se na bola improvisada, tradicionalmente feita com materiais reaproveitados nos bairros, símbolo da criatividade comunitária e da origem de muitos talentos do futebol moçambicano.

«A ideia surgiu do próprio Geny, junto com o Bruno, o Mexer e o Guilherme Vasconcelos [outro coordenador do projeto], com o objetivo de levar o desporto aos bairros e reafirmar o compromisso com o futebol africano, transformando talentos em oportunidades a nível nacional e internacional», revelou Zé Maria Fumo, coordenador do torneio.

A prova decorreu durante o mês de janeiro para apuramento dos dois finalistas e o vencedor já é conhecido. O torneio passou pelas fases de bairro e distrito e terminou com a grande final entre Hulene e bairro 3 de Fevereiro, com os visitantes a vencerem a 1.ª edição, revitalizando o futebol infantil de bairro.

O jogador do Sporting é um ídolo em Moçambique e quer valer-se da visibilidade para ajudar os mais novos.