«O Benfica não pode ter um presidente que só soube jogar futebol»
Em declarações a A BOLA, José Gaspar Ramos, antigo dirigente do Benfica, comentou a saída de Bruno Lage e a possível chegada de José Mourinho, deixando críticas à gestão de Rui Costa e ao rumo do clube.
«Esta decisão [despedir Lage] deveria ter sido tomada há mais tempo. Na época passada, tinhamos o melhor plantel do campeonato e perdemos o campeonato. Este ano, se continuássemos nestas condições, iria acontecer o mesmo porque o problema não é dos jogadores, o problema é sim de quem os dirige. Nós vemos que há jogadores que pelo menos não evoluíram ao nível daquilo que se dizia que eles valiam. Se calhar a culpa não é só deles, também é capaz de ser do treinador, de algum condicionalismo que lhes impõe e daquilo que lhes diz. Nós precisamos de alguém que possa transformar uma equipa de bons jogadores numa boa equipa. E é isso que não está a acontecer», começou por dizer, apontanto, de seguida, o dedo a Rui Costa.
«Tudo isto está a acontecer por culpa de Rui Costa», afirmando que a possível aposta em Mourinho não passa de uma jogada eleitoral. «Claro que esta decisão sobre o Mourinho é precipitada. Ele só a utiliza como trampolim para poder, eventualmente, ainda ganhar as eleições. O treinador é uma peça fundamental num projeto e é uma decisão que não pode ser tomada de ânimo leve.»
Apesar de reconhecer o currículo do special one, Gaspar Ramos deixou reservas quanto ao seu enquadramento no presente do clube: «O Mourinho tem o currículo que tem, que nós todos respeitamos, mas nos últimos anos foi despedido de quatro ou cinco clubes. Nós queremos um treinador para o futuro e não um treinador do passado. Hoje o futebol evoluiu, há novas orientações, novas formas de pensar. Tenho muito respeito pelo passado dele, mas acho que o Mourinho não é o treinador para o futuro.»
«O grande responsável por tudo isto é Rui Costa»
Sobre o plantel encarnado, o ex-dirigente mostrou confiança na qualidade dos jogadores, mas voltou a apontar responsabilidades ao banco. «Continuamos a ter o melhor plantel, como na época passada. Agora, tínhamos, se calhar, o pior treinador. Precisamos de alguém que transforme bons jogadores numa boa equipa, criando espírito de grupo e uma cabine forte. Isso não tem acontecido.»
«O grande responsável por tudo isto é Rui Costa. Está provado que não tem condições para ser presidente do Benfica. É uma instituição muito grande, uma grande empresa, que precisa de um grande gestor. O Benfica não pode ter um presidente que só soube jogar futebol», considerou.
Por isso mesmo, explicou o porquê de apoiar João Noronha Lopes nas próximas eleições: «Fundamentalmente, pelo meu benfiquismo e pelo benfiquismo do João Noronha Lopes. Tive a ocasião de o conhecer melhor e reconheci nele a pessoa certa, um gestor de nível internacional, capaz de trazer pessoas competentes para formar a equipa que vai transformar o Benfica. O clube precisa de passar de um presente muito mau para um futuro risonho, já.»