Norris garante 'pole position' e tem oportunidade de ouro para fugir na liderança
Dia perfeito para Lando Norris. O britânico converteu o primeiro lugar na qualificação de sexta-feira em vitória no sprint de sábado e até teve o bónus de ver o seu colega de equipa e rival na luta pelo título, Oscar Piastri, a perder o carro na volta 8 e a não pontuar, o que significou nove pontos de liderança no Campeonato de Pilotos.
Algumas horas depois, os carros voltaram à pista, mas desta vez para a qualificação da corrida de domingo. Nova sessão, mesma história. Norris voltou a garantir o primeiro lugar, acompanhado novamente de Antonelli na primeira fila e com Piastri a ficar mais uma vez para trás, em quarto lugar, desta vez com Leclerc pelo meio e não o sexto classificado Russell.
A principal ameaça de Norris é Piastri, mas também foi uma boa notícia para os dois o facto de Max Verstappen ter sido eliminado no Q1, o que significa que o neerlandês vai arrancar de 16.º. Lembrar que no ano passado começou no 17.º lugar, mas mesmo assim venceu a corrida, aproveitando a chuva e algum caos em pista, mas com mérito total.
Destaque ainda para a eliminação de Lewis Hamilton no Q2 (13.º lugar), o que permitiu também algumas surpresas no top-10: Hadjar, que já somou um pódio este ano, arranca de 5.º lugar, o seu colega Lawson de 7.º, seguindo-se Bearman, Gasly e Hulkenberg.
A quatro corridas do final da época, todos os olhos estão na dupla da McLaren e tudo pode acontecer, mas desde o regresso da pausa de verão que Norris tem ganho bastante terreno a Piastri e essa ultrapassagem na tabela classificativa consumou-se precisamente no último Grande Prémio. Este sábado a vantagem aumentou, mas esperemos para ver o que acontece no domingo.