Lando Norris, na corrida 'sprint' do Grande Prémio de São Paulo - Foto: IMAGO

Norris vence e conquista sua segunda vitória em corridas 'sprint' da temporada

Piloto da McLaren superiorizou-se, com facilidade, e alcançou a vitória no Brasil

Lando Norris conquistou a sua segunda vitória em corridas sprint da temporada de Fórmula 1, ao triunfar na prova curta de Interlagos, no Brasil. A corrida decorreu sob condições desafiadoras, após a chuva que caiu mais cedo, e a grande vítima deste cenário complicado foi Oscar Piastri.

O australiano seguia na terceira posição, atrás de Norris e Andrea Kimi Antonelli, quando cometeu um erro na terceira curva, à sexta volta. Piastri abordou a curva de forma muito agressiva, passando por cima do corretor interior, e perdeu o controlo do carro devido à água acumulada, o que o atirou contra o muro e o eliminou da Sprint.

Nico Hulkenberg e Franco Colapinto cometeram erros idênticos, também embatendo no muro de pneus. No entanto, ao contrário de Piastri e Colapinto, Hulkenberg conseguiu continuar, embora com as asas dianteira e traseira danificadas. Este incidente em massa levou primeiro à entrada do Safety Car e, posteriormente, à exibição da bandeira vermelha, para que os comissários pudessem reconstruir o muro de pneus.

Após um atraso de aproximadamente 20 minutos, a Sprint foi retomada com uma partida lançada, e Norris trocou os pneus médios pelos macios, o que lhe permitiu manter a primeira posição com facilidade. Atrás dele, Antonelli e George Russell travaram um duelo pela segunda posição, com o jovem italiano a conseguir impor-se sobre o seu colega de equipa.

Ambos tinham iniciado a corrida com pneus macios, mas mudaram para os médios durante a bandeira vermelha, o que permitiu a Antonelli pressionar Norris na luta pela vitória no final. Contudo, o piloto da McLaren não cedeu e venceu com uma vantagem de apenas 0,845 segundos sobre o italiano.

Max Verstappen terminou em quarto, tendo ultrapassado Fernando Alonso logo no arranque e aproveitado o incidente de Piastri para subir duas posições no total da Sprint. O top cinco foi completado por Charles Leclerc, que passou muitas voltas colado a Alonso antes de finalmente conseguir ultrapassar o bicampeão na 22.ª volta.

A Sprint terminou com um incidente muito grave para o piloto da casa, Gabriel Bortoleto, que lutava por posições no fundo do top 10, quando sofreu um forte acidente na primeira curva, no início da última volta. Felizmente, o piloto da Sauber comunicou via rádio que estava bem e conseguiu sair do carro sem assistência.

O fim de semana do Grande Prémio de São Paulo, 21.ª ronda da temporada de Fórmula 1 de 2025, prossegue este sábado às 18h00 (hora de Lisboa), com a qualificação para a corrida principal de domingo (17h00).