Neemias Queta em ação contra os Houston Rockets - Foto X/Boston Celtics
Neemias Queta em ação contra os Houston Rockets - Foto X/Boston Celtics

NBA: Neemias Queta brilha e atinge marca redonda (vídeos)

Poste português chegou aos 1000 pontos na NBA na vitória dos Boston Celtics em Houston, frente aos Rockets

Neemias Queta brilhou na concludente vitória dos Boston Celtics em Houston, frente aos Rockets, por 114-93, dominando a luta nas tabelas contra a melhor equipa em ressaltos na NBA.

Num jogo em que os Celtics não contaram com Jaylen Brown e Sam Hauser, por motivos físicos, e em que ainda não tiveram Nikola Vucevic, adquirido aos Chicago Bulls por troca com Anfernee Simons, Neemias teve ao lado Luka Garza no cinco titular (Ron Harper Jr, jogador de duas vias, também começou a partida pelos Celtics).

A equipa de Boston dominou a partida e um terceiro período demolidor foi a chave para o triunfo, com Derrick White, com 28 pontos, incluindo seis triplos, como protagonista.

Mas o impacto de Queta, sobretudo defensivo, foi notável. O português terminou o encontro com 10 pontos, 19 ressaltos (12 deles defensivos, um recorde pessoal) e 5 desarmes de lançamento. Desde que os desarmes começaram a ser contabilizados, no início dos anos 70, foi apenas o terceiro jogador dos Celtics a conseguir esses números, depois de Dave Cowens (em 1974) e Robert Parish (quatro ocasiões, em 1982, 1983, 1987 e 1991). Juntou ainda duas assistências, dois roubos de bola e vários lances inacreditáveis.

E pelo meio, no decorrer do terceiro período, ainda atingiu marca histórica: chegou aos 1000 pontos na NBA.

Foi a quarta vitória seguida dos Celtics, num jogo que ficou também marcado pela expulsão do treinador dos Rockets, Ime Udoka, no final do terceiro período, após receber uma dupla falta técnica por protestar com a equipa de arbitragem. Mais tarde, já no quarto período, foi a vez de Alperen Sengun ser expulso, também por acumulação de faltas técnicas, depois de gritar com um árbitro na sequência de uma falta não assinalada.

Os Rockets estavam a apenas quatro pontos de distância no início do terceiro período, mas um parcial de 18-3 dos Celtics, com cinco triplos convertidos, dilatou a vantagem para 67-48. Derrick White e Baylor Scheierman contribuíram com dois triplos cada um durante esta fase decisiva.

Pouco depois, a equipa de Boston aplicou novo parcial, desta vez de 10-1, elevando o marcador para 77-51. White foi novamente o protagonista, ao marcar os primeiros oito pontos dessa sequência, com mais dois lançamentos de três pontos.

Pelo lado dos Rockets, Kevin Durant foi o melhor marcador com 15 pontos, no seu regresso após ter falhado o jogo anterior devido a uma entorse no tornozelo esquerdo. Já Alperen Sengun, que vinha de uma exibição notável com 39 pontos e 16 ressaltos contra os Indiana Pacers, terminou a partida com 13 pontos e nove ressaltos.