Rafael Leão é o segundo melhor marcador do Milan (IMAGO)
Rafael Leão é o segundo melhor marcador do Milan (IMAGO)

Invencibilidade quase despercebida: Milan iguala recorde de 33 anos

Equipa de Rafael Leão só perdeu uma vez na Serie A e equipara-se ao Bayern em registo impressionante

O Milan de Massimiliano Allegri está a realizar uma temporada notável, somando já 22 jogos consecutivos sem conhecer o sabor da derrota na Serie A. Esta é a melhor sequência dos rossoneri desde a época 1992/93, quando, sob o comando de Fabio Capello, alcançaram uma série de 23 partidas invictos.

A impressionante forma do Milan reflete-se na tabela classificativa. À 23.ª jornada, o clube atingiu os 50 pontos, um marco que, na era dos três pontos por vitória, só tinha sido alcançado em 1995/96 (50 pontos) e 2003/04 (58 pontos). A melhoria é evidente quando se olha para 2024/25, registando um acréscimo de 15 pontos em relação à época em que Paulo Fonseca e Sérgio Conceição foram os timoneiros da equipa. O Milan tem uma vantagem de sete pontos sobre o quinto classificado, a mesma distância que o separava dos lugares de acesso à Champions League na mesma fase do ano passado.

A solidez defensiva tem sido um dos pilares deste sucesso. Com apenas 17 golos sofridos em 23 jogos, o Milan possui a terceira defesa mais sólida do campeonato, somente atrás de Roma e Como. Esta consistência defensiva evoca memórias da equipa de Capello, que contava com Paolo Maldini, Franco Baresi ou Alessandro Costacurta, que terminou a sua campanha como a defesa menos batida da liga (32 golos sofridos em 34 jornadas).

Ofensivamente, embora não haja um goleador destacado como o três vezes Bola de Ouro Marco van Basten ou Jean-Pierre Papin na equipa de 92/93, o Milan de Allegri conta com a eficácia de Pulisic, com oito golos, e de Rafael Leão, com sete.

O desempenho fora de portas tem sido igualmente notável. Pela primeira vez desde que a Serie A voltou a ter 20 equipas (2004/05), o Milan permanece invicto nos primeiros doze jogos como visitante, com um registo de sete vitórias e cinco empates. A par do Bayern, é uma das duas únicas equipas ainda sem derrotas fora de casa nos cinco principais campeonatos europeus.

Após a vitória em Bolonha por 3-0, a equipa regressou a Milão para preparar o próximo desafio, uma deslocação ao terreno do Pisa, equipa que conseguiu um empate (2-2) em San Siro. O único desaire da equipa de Allegri esta época na Serie A ocorreu logo na jornada inaugural, frente à recém-promovida Cremonese.

Esta invencibilidade quase parece passar despercebida, uma vez que o Milan, mesmo assim, já se encontra a uma distância de cinco pontos do líder do campeonato, o Inter, que tem mais três derrotas do que o rival citadino, mas também mais quatro vitórias. Ainda assim, este não deixa de ser um registo assinalável dos rossoneri.