Kristaps Porzingis já não é jogador dos Hawks (IMAGO)
Kristaps Porzingis já não é jogador dos Hawks (IMAGO)

NBA: Warriors abandonam corrida por Antetokounmpo e adquirem Porzingis

Equipa de Golden State enviou Jonathan Kuminga e Buddy Hield para os Atlanta Hawks

Os Golden State Warriors chegaram a acordo com os Atlanta Hawks para a troca do extremo Jonathan Kuminga e do base Buddy Hield pelo poste veterano Kristaps Porzingis, segundo fontes da liga revelaram à ESPN na noite de quarta-feira. Esta movimentação marca também o fim do interesse dos Warriors em Giannis Antetokounmpo.

Fontes indicaram que, após várias propostas pelos serviços do grego na última semana, os Warriors concluíram nas últimas 24 horas que os Milwaukee Bucks não iriam negociar a sua estrela antes do fecho do mercado, o que levou a equipa a focar-se noutros alvos.

A chegada de Porzingis, um poste capaz de proteger o cesto e lançar de três pontos, era um desejo antigo dos Warriors, que o seguem desde os seus tempos nos Boston Celtics. A equipa acredita que o letão formará uma boa dupla no jogo interior com Draymond Green, que, apesar de ter sido incluído em conversas para uma possível troca, permanece no plantel.

Para os Warriors, o negócio representa a aquisição de um poste experiente com um contrato de 30,7 milhões de dólares a expirar. No entanto, a sua condição física é uma incógnita. Devido a uma doença complexa (síndrome de taquicardia postural ortostática) e outras lesões, Porzingis participou em apenas 17 jogos pelos Hawks esta época, depois de já ter disputado somente 42 de 82 partidas pelos Celtics em 2024/25.

Apesar de não jogar desde 7 de janeiro, os Warriors, atualmente no oitavo lugar da Conferência Oeste com um registo de 27 vitórias e 24 derrotas, esperam que Porzingis recupere a tempo de ser uma peça fundamental na fase decisiva da temporada.

Esta troca encerra um capítulo de cinco épocas de altos e baixos para Jonathan Kuminga em Golden State, oferecendo-lhe um novo começo nos Hawks. Apesar de nunca se ter afirmado em definitivo na rotação de Steve Kerr, Kuminga registou médias de 12,5 pontos e uma eficácia de lançamento de 50,3% nos 278 jogos que disputou pelos Warriors.

Numa outra movimentação, os Warriors também trocaram o poste suplente Trayce Jackson-Davis para os Toronto Raptors, recebendo em troca uma escolha de segunda ronda do draft de 2026, originalmente pertencente aos Los Angeles Lakers.

Outras trocas antes da 'trade dealide'

As equipas podem efetivar trocas até às 20.00 horas portuguesas desta quinta-feira. Estes foram outros negócios oficializados nas últimas horas:

  • Knicks trocam Guerschon Yabusele por Dalen Terry com os Chicago Bulls;

  • Hornets transferiram dinheiro para os Magic em troca de Tyus Jones e duas escolhas da segunda ronda dos drafts de 2027 e 2028;

  • Jazz adquirem Lonzo Ball aos Cavaliers em troca de duas escolhas de segunda ronda do draft para os Cavaliers, com os Atlanta Hawks a receberem o poste Jock Landale;

  • Chris Paul deixa os LA Clippers e chega aos Raptors, os Brooklny Nets recebem Ochai Agbaji e uma segunda escolha do draft dos Raptors, e os LA Clippers recebem direitos do sérvio Vanja Marinkovic;

  • 76ers trocam Jared McCain para os Thunder em troca de uma escolha draft de primeira ronda e outras duas de segunda ronda;

  • Bulls recebem Collin Sexton (dos Hornets) e Ousmane Dieng (dos Thunder) e três escolhas na segunda ronda do draft; os Hornets ficam com Coby White e Mike Conley (ambos ex-Bulls) e uma escolha de segunda ronda; os Thunder ficam com Mason Plumlee (com quem já rescindiram).