Kylian Mbappé e o pai, Wilfried
Kylian Mbappé e o pai, Wilfried - Foto: IMAGO

«Não me levantava às 6 da manhã para dar voltas ao campo»: pai de Mbappé fala em mito

Esclarecimento sobre «Projetos Mbappé» após polémica

Wilfrid Mbappé, pai do avançado francês do Real Madrid, desmistificou a ideia em torno dos chamados «projetos Mbappé», criticando a pressão excessiva que alguns pais colocam sobre os filhos para que se tornem estrelas do futebol.

O fenómeno referido, que tem vindo a ganhar dimensão dada o crescente número de pessoas que veem nos filhos o próximo grande talento do desporto rei, tem motivado alertas por parte de professores e treinadores, que denunciam a pressão tóxica exercida sobre as crianças.

«O que é o projeto Mbappé? É um pai que acompanha o filho num sonho, numa atividade, numa profissão. Mas todos fazemos isso. Então, todos temos projetos Mbappé», disse numa entrevista ao Canal+.

«Eu não me levantava às 6 da manhã para ir dar voltas ao campo, não fazia treinos extra. Não fiz nada disso», esclareceu, mostrando-se surpreendido pela forma como a sua dedicação é, por vezes, mal interpretada por outros pais.

«Às vezes, cruzo-me com pais nos relvados. Dizem-me: 'Fazemos como o senhor'. Estão de calças de ganga, apito na mão, de camisa, a mandá-los dar voltas ao campo, fazer remates, abdominais. Eu não fiz isso! Não sei que mito é este», explicou.

«Para mim, era diversão. E quando se tornou sério, foi preciso acrescentar outras coisas, porque ele ia fazer disto a profissão dele», sublinhou, juntando: «Também há uma componente mental. Nem toda a gente está preparada para ser o melhor e para suportar tudo o que é preciso para o ser. Ouço dizer que o Kylian foi programado. Mas não.»