Diogo Jota e Kelleher - Foto: IMAGO
Diogo Jota e Kelleher - Foto: IMAGO

Kelleher recorda Diogo Jota e defende o Liverpool: «É uma época difícil»

Guardião do Brentford destacou peso do luto no desempenho dos 'reds' esta temporada

Caoimhin Kelleher vive a temporada de afirmação na Premier League, ao serviço do Brentford. O guardião irlandês trocou o Liverpool pelo clube londrino a 3 de junho de 2025, um mês antes da morte do amigo e antigo colega de equipa Diogo Jota.

Kelleher admitiu que a transferência suavizou o luto, mas destacou o impacto da perda para o Liverpool, em entrevista ao The Independent: «Sair para jogar foi a decisão certa obviamente, independentemente da tragédia que aconteceu. Continuo em contacto com vários jogadores, tenho muitos amigos lá [Liverpool]. É um período muito difícil para eles, talvez um pouco mais fácil para mim porque estou longe e sem a mesma proximidade diária.»

O guardião de 27 anos defendeu os antigos colegas de equipa das críticas que têm recebido: «É uma época difícil com circunstâncias que as pessoas provavelmente não estão a ter em conta. Acho estranho quando ouço pessoas a falar do desempenho do Liverpool porque não considero que esta época seja sequer importante para eles, a nível futebolístico.»

Em sentido inverso, Kelleher destacou a importância «pessoal e mental» da primeira época dos reds sem Diogo Jota. «As pessoas têm uma opinião, é natural. Esperam que ultrapasses rapidamente, mas acho que não é esse o caso», reiterou. O guardião irlandês estreou-se pela equipa principal do Liverpool em 2019, um ano antes do avançado luso rumar ao clube.

Diogo Jota faleceu a 3 de julho de 2025, vítima de um acidente de viação, juntamente com o irmão, André Silva.

Kelleher admitiu ainda o desejo de «levar a Irlanda ao Mundial». O guardião do Brentford lembrou a vitória diante de Portugal, a 13 de novembro de 2025, para destacar o espírito vencedor da seleção: «Mostrámos contra Portugal, quando a pressão estava em nós. Precisámos de uma vitória e conseguimos. Contra a Hungria estávamos a perder 1-2 a dez minutos do fim e acreditámos. Isso mostra a personalidade deste grupo.»

A Irlanda vai defrontar a Chéquia no play-off de acesso ao Campeonato do Mundo. Caso vença o duelo, vai defrontar Dinamarca ou Macedónia do Norte por um lugar na fase final.