Virgil van Dijk, capitão do Liverpool
Virgil van Dijk, capitão do Liverpool - Foto: IMAGO

Capitão do Liverpool: «Estou um pouco preocupado com a próxima geração»

Virgil van Dijk pronunciou-se publicamente sobre as intensas críticas dirigidas aos jogadores do Liverpool e ao treinador da equipa, Arne Slot, pedindo mais respeito

O capitão do Liverpool, Virgil van Dijk, enviou uma mensagem clara aos meios de comunicação social e principalmente aos ex-futebolistas que agora atuam como comentadores. O neerlandês apelou a todos os que se expressam publicamente para serem mais responsáveis, salientando que, muitas vezes, na busca por mais cliques e audiências, são usadas hipérboles e generalizações.

«Pessoalmente, consigo lidar com as críticas, mas estou um pouco preocupado com a próxima geração. Sinto que os grandes ex-jogadores têm uma responsabilidade para com a nova geração. A crítica é absolutamente normal e faz parte do jogo. Mas, por vezes, a crítica é feita para obter cliques e visualizações, dizendo coisas para provocar e sem pensar nas consequências para a saúde mental dos jogadores, e especialmente da geração mais jovem, que está constantemente nas redes sociais», começou por dizer, em entrevista à Sky Sports.

«Quando se faz um bom jogo, os jogadores mais jovens veem os elogios nas redes sociais, mas quando se tem um jogo pior e se é intimidado ou se recebe críticas negativas, isso pode realmente afetar. Isso vai piorar cada vez mais nas plataformas atuais, com o clickbait. Sinto que, especialmente os antigos jogadores, que já passaram por tudo, têm a responsabilidade de proteger um pouco os futebolistas deste lado. A crítica à época que estamos a fazer é justificada pela forma como jogamos por vezes, pela forma como perdemos jogos. Mas há a crítica e há a falta de respeito», explicou o central.

Sobre o cargo de Arne Slot estar em risco, referiu: «Pelo que sei, o Liverpool não é um clube que toma decisões precipitadas e confia no processo, mas sei como o mundo funciona. Conheço a pressão que os responsáveis sofrem pelos resultados que temos. Na minha opinião, ele merece respeito e a oportunidade de garantir que este processo seja concluído de forma positiva.»