Pepê enaltece a chegada de Thiago Silva ao FC Porto - Foto: Catarina Morais/KAPTA+
Pepê enaltece a chegada de Thiago Silva ao FC Porto - Foto: Catarina Morais/KAPTA+

FC Porto: «Quando o Thiago Silva chegou, parecia que eu é que era novo no clube»

Em entrevista à Betano, Pepê enalteceu o impacto da chegada do compatriota aos dragões, lançando um olhar sobre outros companheiros de equipa, como o amigo William Gomes, Rodrigo Mora e... Bednarek

Numa análise mais individualizada, Pepê elogia a capacidade de liderança de Jan Bednarek, destaca as qualidades de Rodrigo Mora e William Gomes e faz uma reflexão sobre a chegada do compatriota Thiago Silva ao FC Porto. O extremo não esquece, também, a estreia ao serviço da seleção brasileira, alcançada enquanto jogador dos dragões. E avisa: pretende voltar...

Perfil de Bednarek

«Acho que o Bednarek, pela liderança e pela postura que tem, é um jogador que traz essa confiança para nós, principalmente dentro de campo. Traz segurança. Foi um jogador que ajudou muito, principalmente a mim e a todos os outros, para que pudéssemos estar mais tranquilos a desenvolver o que sabemos.»

Jovens com técnica

«O William [Gomes] e o Mora são dois miúdos que têm essa característica de encantar, principalmente nos treinos e nos jogos, como toda a gente vê, mas nos treinos ainda mais. São dois miúdos que têm um potencial enorme para chegar a um nível de topo mundial. São dois jogadores que me encantam bastante.»

Amizade com William Gomes

«Toda a gente sabe que é o Willian. É um miúdo que está sempre comigo, procuro ajudá-lo ao máximo para que ele possa melhorar ainda mais as qualidades que tem e poder dar um passo enorme na carreira, pois sei que tem um potencial enorme. Esta amizade que tenho com ele é fantástica, tem-me ajudado muito e tem-no ajudado a ele também. Fora de campo, sou uma pessoa muito reservada, não sou de sair muito, fico mais em casa, sou mais tranquilo. Mas tenho uma amizade forte com ele, é um miúdo incrível de quem gosto muito.»

Chegada de Thiago Silva e o central como exemplo

«A chegada do Thiago foi algo incrível. Conhecemos a carreira dele e o histórico que tem. É um jogador de topo mundial que conquistou praticamente tudo no futebol mundial e tê-lo aqui connosco mexeu bastante connosco, deu-nos uma motivação extra. É um vencedor que quer estar sempre a ganhar, quer estar sempre lá em cima. A chegada dele ajuda-nos ainda mais a querer mais e a ambicionar mais coisas. Quando ele chegou, parecia que era eu que estava a chegar ao FC Porto, pelo nervosismo de poder estar com um jogador como o Thiago Silva. Para mim, particularmente, é algo incrível. Acompanhava-o muito, principalmente pela Seleção Brasileira. É um espelho não só para mim, mas para muitos, pela longevidade que tem no futebol e pela carreira brilhante. Poder tê-lo aqui ao nosso lado é fantástico.»

Mais de 200 jogos pelo FC Porto

«Confesso que não imaginava chegar aos 200 jogos pelo FC Porto. É uma marca incrível, algo que nem nos meus melhores sonhos poderia imaginar. É a realização enorme de um sonho que sempre tive: poder jogar num grande clube aqui da Europa. Chegar aos 200 jogos e continuar a fazer grandes exibições motiva-me a querer fazer ainda muito mais.»

Seleção como sonho cumprido

«Foi um sonho poder ter chegado à seleção [do Brasil] e confesso que, se não fosse pelo FC Porto, não sei se teria conseguido. Mas sonho muito em voltar, porque foi um sonho que se realizou e quero realizar ainda mais vestindo a camisola da seleção. Sei que para chegar lá tenho de estar ao meu mais alto nível aqui no FC Porto, a corresponder e a ajudar a equipa da melhor forma.»

Neymar como referência

«Para mim, o Neymar, desde que entendo o futebol, é um jogador que explodiu no Santos e sempre foi uma referência para mim dentro de campo; um ídolo em quem sempre me espelhei para poder seguir o mesmo caminho dele.»