Mundial-2026: Curaçau procura fazer história sem jogadores nascidos no seu país
Curaçau está a um pequeno passo de fazer história! A seleção orientada por Dick Advocaat, que teve de abandonar o estágio por motivos familiares, está a apenas um empate de garantir pela primeira vez a sua presença num Campeonato do Mundo. Isso tornaria o país no mais pequeno de sempre a participar na competição, à frente da Islândia (dona do recorde) e de Cabo Verde, com cerca de 185 mil habitantes.
O jogo decisivo é na madrugada desta quarta-feira na Jamaica, que precisa de ganhar para roubar esse primeiro lugar do Grupo B ao seu último adversário desta fase de qualificação para o Mundial 2026, enquanto o segundo classificado vai ter de jogar um play-off, em março de 2026.
No entanto, há uma situação caricata e que pode ser inédita: se Curaçau conseguir a tão desejada qualificação, isso aconteceria sem ter internacionais nascidos no próprio país! Devido ao seu passado com os Países Baixos, todos os cidadãos de Curaçau possuem passaportes neerlandeses e os 24 atletas convocados pelo selecionador (também neerlandês e ex-treinador dos Países Baixos por três vezes) nasceram todos na Europa.
Na lista inicial havia um jogador nascido em Curaçau, tratava-se de Jurgen Locadia, mas o médio do Sheffield United não estava em forma e ficou em Inglaterra neste estágio decisivo. «Há muitos jogadores que sonhavam em jogar um dia pelos Países Baixos. Alguns já têm 23, 24 ou 25 anos e já não pensam na seleção. Devíamos dar-lhes uma oportunidade», explicou Advocaat, referindo-se a Riechedly Bazoer e Justin Kluivert, na sua estreia.
«Durante um ano e meio, pressionaram-me muito em relação a alguns jogadores que ainda pensavam que poderiam vestir a camisola dos Países Baixos, mas, felizmente, eles escolheram Curaçao», disse Advocaat. «Estou orgulhoso. Tenho muita família em Curaçao e chegar ao Mundial é uma experiência enorme. Não se pode comparar com jogar nas seleções juvenis. Estou muito entusiasmado com o que está por vir», garantiu Armando Obispo, do PSV.