Kenji Gorre com adeptos
Kenji Gorre com adeptos - Foto: IMAGO

Concacaf: Curaçao mais perto de presença inédita no Mundial

Vitória sobre a Jamaica deixa a seleção do veterano Dick Advocaat mais perto da competição; Suriname, Curaçao e Haiti nas posições de qualificação de momento

Curaçao está mais perto de uma presença inédita num Mundial depois de ter vencido por 2-0 a Jamaica no grupo B de qualificação da Concacaf.

Golos de Livano Comenencia (14) e Kenji Gorre (68), que passou por Nacional, Estoril e Boavista, deram a vitória à equipa em casa, em Willemstad, que deixa a seleção topo do Grupo B.

Curaçao é orientado pelo experiente treinador neerlandês Dick Advocaat, que procura levar uma equipa ao Mundial pela terceira vez, depois de ter conduzido os Países Baixos à fase final em 1998 e a Coreia do Sul ao torneio de 2006. Em caso de qualificação, será a mais pequena nação de sempre em mundiais - tem apenas 155 mil habitantes!

A vitória deixa Curaçao no topo do grupo com sete pontos em três jogos, mais um do que os jamaicanos, que estão em segundo lugar com seis pontos.

Trindade e Tobago, dirigida por Dwight Yorke, está em terceiro lugar no grupo com quatro pontos, depois de bater por 3-0 as Bermudas.

No grupo A, o Suriname mantém-se líder apesar do empate 1-1 em casa frente à Guatemala. Lidera com cinco pontos em três jogos, à frente do Panamá, também com 5, pela diferença de golos. O Panamá venceu em El Salvador.

No Grupo C, o aguardado empate entre Honduras e Costa Rica redundou num empate a zero. Com este resultado, as Honduras desceram para o segundo lugar do Grupo C devido à diferença de golos, enquanto a Costa Rica está em terceiro lugar com três pontos. É o Haiti quem lidera depois de bater a Nicarágua por 3-0.

Na próxima semana haverá nova jornada.

Com os anfitriões Estados Unidos, México e Canadá automaticamente qualificados, há ainda três vagas diretas em disputa para as restantes seleções da região.

Os três vencedores de grupo da fase final de qualificação garantirão presença no torneio do próximo ano, enquanto as duas melhores seleções classificadas em segundo lugar avançarão para o play-off intercontinental.