Elfyn Evans lidera por 13 segundos na Suécia
O britânico Elfyn Evans (Toyota Yaris) assumiu este sábado a liderança do Rali da Suécia, segunda ronda do Mundial de Ralis (WRC), e ficou mais perto de conquistar a primeira vitória da temporada.
Vice-campeão do mundo, Evans partiu para o dia na segunda posição, mas terminou com uma vantagem confortável: 13,3 segundos sobre o japonês Takamoto Katsuta (Toyota Yaris) e 25,4 face ao finlandês Sami Pajari (Toyota Yaris), que seguem em segundo e terceiro, respetivamente.
O britânico entrou determinado e fez a diferença logo na primeira das sete especiais do dia, ao ganhar 7,2 segundos a Katsuta — vantagem que se revelou decisiva para assumir um comando que nunca mais largou.
«De manhã fomos fortes e foi onde conseguimos fazer as maiores diferenças», sublinhou.
Katsuta, por seu lado, apontou dificuldades com a tração do Toyota Yaris nas exigentes estradas geladas suecas: «Julgo que poderíamos ter feito muito melhor. De manhã não consegui ter tração e não sei bem porquê, mas perdemos muito tempo», lamentou.
Já o líder do campeonato, o sueco Oliver Solberg (Toyota Yaris), conseguiu recuperar duas posições ao longo do dia. Depois de na véspera ter caído de primeiro para sexto, na sequência de uma saída de estrada, Solberg reagiu e subiu até ao quarto posto: «A manhã correu-nos muito bem. À tarde, havia mais neve solta e andei de lado algumas vezes. Pelo menos conseguimos chegar ao quarto lugar, que é um objetivo realista, dado o andamento dos nossos colegas de equipa», afirmou.
Ainda assim, o sueco não esconde a ambição de chegar mais longe. «O objetivo é chegar ao terceiro lugar», disse, reconhecendo, contudo, a dificuldade: «Será difícil, mas vou tentar».
O rali termina este domingo, com as derradeiras três especiais cronometradas, num total de 62 quilómetros que prometem manter a emoção até ao fim.