Chiellini arrasa a arbitragem e o VAR: «Inaceitável, o nível não é adequado»
A derrota da Juventus frente ao Inter, em San Siro, por 2-3, ficou marcada por duras críticas à arbitragem por parte dos dirigentes da equipa de Turim, que contestaram veementemente a expulsão de Kalulu aos 42 minutos de jogo - o francês viu o segundo cartão amarelo após tocar em Bastoni, que caiu teatralmente no relvado. Devido ao protocolo, o lance não pôde ser revisto pelo árbitro no VAR.
Após o encontro da 25.ª jornada da Serie A, decidido por um golo de Zielinski aos 90 minutos, o treinador Luciano Spalletti optou pelo silêncio, deixando as críticas a cargo do antigo capitão e atual dirigente, Giorgio Chiellini. O ex-jogador, em declarações à Sky Sports, foi contundente, afirmando que o nível da arbitragem não esteve à altura da importância do dérbi italiano. «Não se pode falar de futebol depois do que aconteceu esta noite», começou por dizer, referindo-se ao segundo cartão amarelo mostrado a Kalulu.
«Não se pode continuar assim, este tipo de erros não é aceitável e não é aceitável que não haja um nível adequado para um jogo desta dimensão. Infelizmente, este é o espetáculo que temos oferecido desde o início da época», lamentou a lenda da Juventus.
O dirigente defendeu a necessidade de mudanças imediatas na estrutura da arbitragem italiana. «É preciso mudar e já, sem adiar, como acontece no futebol italiano. Não existe uma estrutura adequada para um campeonato como a Serie A», sublinhou, lembrando que as queixas são recorrentes por parte de várias equipas e treinadores como Daniele De Rossi, Gian Piero Gasperini ou Antonio Conte. «O dérbi de Itália que todos esperam não pode ser decidido por um episódio destes», concluiu.
Troca de palavras com o árbitro
Também foram captadas imagens de Chiellini e de Spalletti a reclamarem com o árbitro do encontro, Federico La Penna, no túnel de acesso aos balneários. «Isto não existe!», repetiu várias vezes Chiellini, enquanto La Penna lhe pedia para se afastar.
Esquentou o clima na entrada do túnel: Spalletti e os dirigentes Comolli e Chiellini contra o árbitro La Penna no final do primeiro tempo.pic.twitter.com/wLX1fx2T8v
— Leonardo Bertozzi (@lbertozzi) February 14, 2026
Com esta derrota, a Juventus pode perder o 4.º lugar, que dá acesso à Champions League, para a Roma - a equipa da capital defronta este domingo o Nápoles.