Ronaldo regressou em grande e Al Nassr embala para a 8.ª vitória seguida
Cristiano Ronaldo regressou em grande! Depois de três jogos afastado, devido a boicote, o capitão do Al Nassr voltou a fazer o que melhor sabe: marcar. Em duelo de treinadores portugueses, o avançado fez o primeiro golo da vitória do Al Nassr sobre o Al Fateh, treinado por José Gomes, por 2-0.
Após o triunfo do Al Hilal frente ao Al Ettifaq, o Al Nassr – com João Félix e Cristiano Ronaldo no onze inicial – entrou em campo sob forte pressão, consciente de que só a vitória impediria o rival citadino de cavar uma distância de quatro pontos. Esse contexto ajuda a explicar a entrada determinada da equipa orientada por Jorge Jesus, que foi praticamente irrepreensível.
Dominadora na posse de bola, intensa na reação à perda e veloz nas transições ofensivas, a formação de Riade assumiu o controlo desde o apito inicial. Do outro lado, o Al Fateh mostrava-se incapaz de sair do seu próprio meio-campo.
A superioridade trouxe ocasiões de perigo. Coman e Mané ameaçaram, mas foi o suspeito do costume que desatou o nó. O senegalês arrancou pela esquerda e cruzou para o coração da área, onde Cristiano Ronaldo finalizou, de primeira, para o fundo das redes (18’). 962.º golo da carreira do camisola 7 do Al Nassr e da Seleção Nacional.
Após o tento inaugural, o Al Fateh – que teve Jorge Fernandes no onze inicial - equilibrou a partida. Os visitantes continuavam com mais bola, mas o conjunto treinado por José Gomes foi se aproximando da baliza contrária e até teve duas boas oportunidades para fazer o empate. Bento, que defendeu um remate de Al Swealem (24’), e o travessão, que impediu o golo de Vargas (40’) seguraram o 1-0 até ao intervalo.
O fulgor dos anfitriões manteve-se no início da etapa complementar, mas, no melhor período do Al Fateh até então, quem marcou foi... o Al Nassr. Canto da direita sobrou para Félix, que rematou rasteiro ao poste. Depois de bater em Mané, a bola ficou nos pés de Simakan, que fez o 2-0... que durou pouco. Isto porque o VAR descobriu uma posição irregular do senegalês e anulou o tento que daria mais tranquilidade aos visitantes.
A partir daí, a qualidade desceu. O jogo ficou partido, com muitos contra-ataque e remates esporádicos que saíam sem perigo ou para defesas relativamente fáceis para os guardiões. Insatisfeitos, os técnicos portugueses mexeram, mas foi Jorge Jesus que acertou.
Aos 78’, Coman apareceu na direita e cruzou para o recém-entrado Ayman Yahya, que recebeu de peito e atirou a contar. Foi o golpe final nas esperanças do Al Fateh, que deu boa resposta, mas pecou sempre no capítulo da finalização. Até ao final, o Al Nassr ainda mostrou vontade de chegar ao terceiro, que acabou por não chegar.
Três pontos para o Al Nassr, que volta a estar a um ponto do líder Al Hilal e alarga a série de vitórias consecutivas para oito.
Leandro Antunes marca e pós-Mário Silva começa em grande
Na capital, o Al Riyadh empatou em casa com o Al Khaleej, a uma bola. O português Leandro Antunes inaugurou o marcador para a equipa da casa, aos 45', com Fortounis a reagir aos 83', para selar o resultado final.
Já o último classificado, o Al Najma, conquistou a primeira vitória no campeonato, no primeiro jogo após a saída de Mário Silva. Felippe Cardoso (21') e Boutobba (56') fizeram os tentos do triunfo, com Ramiro Enrique (90+2') a fazer o golo solitário dos visitantes.