Oskar Pietuszewski está no radar dos dragões — FOTO: IMAGO
Oskar Pietuszewski está no radar dos dragões — FOTO: IMAGO

Mercado FC Porto: o ponto da situação sobre o prodígio Oskar Pietuszewski

SAD em jogo da paciência para garantir joia polaca. Extremo, de 17 anos, continua bem cotado nos gabinetes de 'scouting'. Dragões consideram irreal pagar €11 Milhões nesta altura. Na Polónia falam de negociações avançadas, mas FC Porto tem mais alternativas

Procurando colmatar umas das lacunas que Francesco Farioli entende existir no plantel portista, a SAD liderada por André Villas-Boas está fortemente ativa no mercado internacional para satisfazer essa necessidade, mas sem entrar em loucuras. Em cima da mesa há um sem número de atletas referenciados pelo clube azul e branco, mas há um que tem ganho maior ênfase nos últimos dias. Os dragões estão efetivamente interessados em assegurar os préstimos de Oskar Pietuszewski, um prodígio polaco apenas 17 anos, mas que revela já uma maturidade enorme ao serviço do Jagiellonia Bialystok, tendo dado nas vistas nos jogos que efetuou na Liga Conferência esta temporada.

O interesse do FC Porto é real, conforme deu ontem a imprensa polaco ontem, e os azuis e brancos têm seguido com particular atenção a carreira do internacional Sub-21, tendo mesmo já observado in loco o atleta por mais do que uma vez. Depois da contratação de Thiago Silva, que chega para preencher o lugar deixado em aberto por Nehuén Pérez, operado ao tendão de Aquiles, os responsáveis portistas viram-se agora para um extremo.

Depois do sucesso desportivo com os compatriotas Bednarek e Kiwior, o FC Porto tenta fechar Oskar Pietuszewski e na Polónia falam mesmo de negociações avançadas para o negócio se fechar. O portal Meczyki revela que os dragões continuam firmes na corrida pelo extremo de apenas 17 anos que brilha com a camisola do Jagiellonia Bialystok e dizem mesmo que uma eventual transferência que poderá realizar por 11 milhões de euros. A BOLA apurou, no entanto, que o valor pedido pelo passe do jogador é considerado demasiado elevado pelos dirigentes azuis e brancos, pese embora Pietuszewski esteja avaliado em 12 milhões de euros pelo portal Transfermarkt.

Há muitos mais interessados

As exibições de Oskar Pietuszewski não têm passado despercebida à Europa do futebol, ao ponto de clubes como Bayern Munique, Bolonha, Colónia e Barcelona também terem tirado notas do jovem prodígio polaco nos jogos europeus em que atuou pelo Jagiellonia Bialystok.

O FC Porto não estará a jogar em apenas um tabuleiro no mercado de inverno na procura incessante por uma concorrente para Borja Sainz, William Gomes e Pepê. Há outros alvos em carteira, mas os dragões reconhecem imenso potencial em Pietuszewski, mas consideram que o valor pedido pelo clube que detém os direitos económicos está completemente desfasado da realidade.

O extremo começou por ser suplente utilizado com regularidade no final da época passada, ainda com 16 anos, mas meio ano depois já é um dos líderes do Jagiellonia Białystok. Em setembro estreou-se pela seleção de sub-21 na qual leva seis jogos e quatro golos. No clube já vai em 31 jogos — ou seja, não falhou nenhum — em 2025/26 com três golos e uma assistência.

Karamoh e Ángel Alarcón são alternativas para Francesco Farioli, mas nenhum parece preencher os requisitos do treinador na plenitude, pelo que as opções são escassas para enfrentar as decisões da temporada, quer face ao aparecimento de lesões ou de castigos.

Grzegorz Mielcarski, antigo ponta de lança do FC Porto, pronunciou-se recentemente sobre o futuro do alvo portista à revista Gol. «Teoricamente, o ideal seria que permanecesse na Polónia até junho. Mas se mantiver esta forma e fizer jogos muito bons na próxima fase pelo clube, não há como pará-lo. Muito dinheiro será gasto com este jovem. Um clube oferecerá 10 milhões de euros, outro 12 outro 15... Muito dinheiro estará em jogo. Serão montantes substanciais e clubes muito fortes estarão a competir», avaliou.