Ambiente em Old Trafford durante o encontro entre Manchester United e Sunderland
Ambiente em Old Trafford durante o encontro entre Manchester United e Sunderland - Foto: IMAGO

Mega-estádio do Manchester United mais perto de se tornar realidade

Caso o processo avance, nova casa dos 'red devils passará a ser o maior recinto do Reino Unido

O Manchester United está otimista em como o acordo para a compra de um terreno ao redor de Old Trafford, que abriria caminho para o novo estádio, será fechado. Os planos dos red devils para um estádio de última geração, com capacidade para 100 mil pessoas, complicaram-se devido a um problema com a Freightliner, proprietária de uma parcela de um terreno atrás do Stretford End.  

Galeria de imagens 9 Fotos

De acordo com o Daily Mail, o Manchester United ofereceu cerca de 57 milhões de euros, com a Freightliner a apontar para mais de... 400 milhões de euros. Os red devils acreditam, ainda assim, que o governo pode intevir para definir um preço justo. Ainda assim, dirigentes do clube orientado por Ruben Amorim estão otimistas de que irão fechar um acordo com a Freightliner nos próximos meses. 

Galeria de imagens 8 Fotos

Caso o acordo seja fechado, o Manchester United poderá prosseguir com o plano de construção de um novo estádio. O objetivo, aquando da apresentação por parte dos red devils, é que o novo recinto, que seria o maior do Reino Unido, esteja de pé em 2031. 

O estádio e o projeto de regeneração da zona circundante têm potencial para gerar mais 7 mil milhões de euros por ano para a economia do Reino Unido, diz o clube, que fala também na «possível criação de 92 000 novos postos de trabalho, mais de 17 000 novas habitações e 1,8 milhões de visitantes adicionais por ano». 

Lord Norman Foster, fundador e presidente executivo do gabinete de arquitetura, explicou, em agosto, o conceito. 

«Este deve ser um dos projetos mais empolgantes do mundo atual, com um incrível significado regional e nacional. Tudo começa com a experiência dos adeptos, aproximando-os mais do que nunca do relvado e cultivando acusticamente um enorme rugido. O estádio é contido por um vasto 'guarda-chuva', que recolhe energia e água da chuva e abriga uma nova praça pública com o dobro do tamanho de Trafalgar Square. O estádio, virado para o exterior, será o coração de um novo bairro sustentável, totalmente percorrível a pé, servido por transportes públicos e dotado de natureza. Trata-se de uma cidade em miniatura de uso misto do futuro - impulsionando uma nova vaga de crescimento e criando um destino global de que os habitantes de Manchester podem orgulhar-se», referiu.