Renato Paiva foi despedido duas vezes no Brasileirão este ano, no Botafogo e no Fortaleza
Renato Paiva foi despedido duas vezes no Brasileirão este ano, no Botafogo e no Fortaleza - Foto: IMAGO

Mais um para a lista: 20.º despedimento de treinadores no Brasileirão em 2025

Quatro técnicos portugueses fazem parte dos nomes que foram demitidos este ano no campeonato brasileiro

E já vão 20. A oito jornadas do fim da temporada, o número de despedimentos de treinadores no Brasileirão em 2025 já igualou o número de equipas na competição. Fernando Seabra, do Red Bull Bragantino, é o mais recente nome a adicionar a esta longa lista.

O técnico brasileiro foi demitido do comando técnico da equipa da Red Bull esta segunda-feira, depois de somar a terceira derrota consecutiva - perdeu em casa com o Vasco da Gama, de Nuno Moreira (0-3) e ocupa o 12.º lugar.

De resto, se olharmos para todos os nomes, há quatro portugueses: Pedro Caixinha deixou o Santos ainda na terceira jornada, Pepa e António Oliveira foram despedidos do Sport Recife na 7.ª e 11.ª jornada, respetivamente. Já Renato Paiva deixou o Botafogo na 12.ª ronda e o Fortaleza na 22.ª.

O ex-treinador do Toluca e ainda Fábio Carille (Vasco da Gama, 6.ª jornada, e Vitória, 21.ª jornada) são os únicos nomes repetidos nesta lista, pelo que foram 18 treinadores demitidos até esta 30.ª ronda, 20 despedimentos no total.

Abel Ferreira, no Palmeiras, e Leonardo Jardim, no Cruzeiro, são alguns dos treinadores que continuam nos seus respetivos clubes desde o início do ano, tal como Filipe Luís, no Flamengo, que também está na luta pelo título.