Abel agradece a Leonardo Jardim: «Eu sentia-me sozinho...»
Palmeiras e Cruzeiro empataram sem golos na noite deste domingo, no Allianz Parque. O treinador Leonardo Jardim estava muito irritado no final, sobretudo com a arbitragem, algo que Abel Ferreira disse compreender quando foi à sala de imprensa depois, e até agradeceu ter mais uma voz do seu lado.
«Ele foi duro ao falar da arbitragem, do calendário, do sindicato, de tudo, queria dizer-lhe que é algo que de que falo desde que cheguei aqui. Sempre disse que vim para valorizar o Palmeiras e o futebol brasileiro, isso até está no meu livro. Não depende de nós e dos jogadores isso, está na mão de quem toma decisão do futebol brasileiro», disse, tomando a crítica de Jardim quanto aos «profissionais que são apitados por amadores»:
«Não é possível que um conjunto de amadores, não sei se é só isso de profissionalizar ou não, mas é algo profundo, atá a CBF tem critérios diferentes para o Ramon Abatti Abel e para o Wilton, um vai para a ‘jarra’ e o outro segue», ironizou.
«Eu sentia-me numa luta sozinho, chamavam-me de chato, mas espero que agora ouçam o Leonardo Jardim, quem eu admiro muito, uma pessoa de valores, que fala e que, com a idade que tem, veio ao Brasil usufruir do bom ambiente daqui, da paixão do futebol, mas vemos que há muitos aspetos a melhorar», disse, passando depois ao ataque na defesa da honra do Palmeiras.
«Entendo o que ele disse, entendo pelo que passei no último jogo no Maracanã. Não há benefício de A, B ou C. Não é só o Palmeiras beneficiado, mas cria-se uma narrativa hipócrita, de criar um patinho feio, que está à frente no campeonato, e criaram uma narrativa. É preciso haver uma discussão e um critério para todos. É algo mais profundo que o Palmeiras, isso é o futebol brasileiro e os passos que têm de ser dados para o bem do futebol brasileiro» acrescentou.
"NARRATIVA HIPÓCRITA"! 😮 Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, criticou a arbitragem e afirmou que todos os times são beneficiados e prejudicados! Concorda com ele?#FutebolBrasileiro #BrasileirãoBetano #PósJogo pic.twitter.com/elQp1vpPmm
— TNT Sports BR (@TNTSportsBR) October 27, 2025
Dentro das muitas críticas que tem manifestado, uma prende-se com o calendário e o pouco tempo para preparar os jogos. Este foi apenas mais um, pois está entre dois jogos com o LDU Quito, do Equador, para a Libertadores, onde jogou no dia 24. «Quero que entendam que o Cruzeiro é recheado de bons jogadores e um grande treinador. Eles pressionam bem a primeira fase de construção e sabem que estávamos desgastados. Sabiam que tínhamos jogado contra um rival direto na última semana, Libertadores no meio e eles tiveram uma semana inteira para se preparar. Eu só preparei o jogo hoje de manhã. Não está certo e nem errado, mas eu preparei o jogo hoje de manhã. Ontem foi recuperação, anteontem cheguei de viagem e até pedi uma pastilha para dormir...»
Na sexta-feira recebe os equatorianos para tentar virar uma desvantagem de 0-3.