Luciano Gonçalves: «Regulamentos disciplinares deveriam ser mais punitivos»
Abordada a questão de os árbitros poderem ser penalizados consoante as suas prestações, Luciano Gonçalves, presidente do Conselho de Arbitragem da FPF, que promoveu conferência de imprensa para analisar as dez primeiras jornadas da Liga, a par de Duarte Gomes, diretor técnico nacional de arbitragem, foi questionado sobre se considera que deveria haver sanções mais pesadas para os casos em que há pressões a árbitros.
«Todos concordamos que os nossos regulamentos disciplinares deveriam ser mais punitivos. Todos queremos que as coisas não aconteçam. Se essa é a via para o fazermos, tem de ser esse o caminho. A própria APAF, que representa os seus árbitros, irá apresentar à Liga uma sugestão de alteração aos regulamentos disciplinares. É esperar que os clubes estejam sensíveis a isso, que a própria federação aceite as alterações. O que queremos é que estes episódios não aconteçam. Terá de existir uma alteração a nível de regulamentos para serem mais punitivos», respondeu.
Instado a revelar o que foi feito depois do jogo entre FC Porto e SC Braga, em que Fábio Veríssimo expôs situação de tentativa de pressão, Luciano Gonçalves foi claro: «O acompanhamento foi logo feito pela secção profissional. O apoio foi logo dado. Tivemos confirmação por parte dos árbitros que nunca tinha existido situação similar.»