Lindsey Vonn, de 41 anos, sofreu grave queda - Foto: IMAGO
Lindsey Vonn, de 41 anos, sofreu grave queda - Foto: IMAGO

Lindsey Vonn fala pela primeira vez após a queda: «Ainda me esperam mais operações»

A esquiadora norte-americana pronunciou-se sobre o grave acidente na prova de downhill nos Jogos Olímpicos de Inverno, no domingo. E explicou os motivos - «a minha lesão no joelho nada teve a ver...» - e a recuperação que a aguarda

Lindsey Vonn sofreu uma queda terrível na pista de Cortina, no domingo. A esquiadora norte-americana embateu num portão a alta velocidade e perdeu o controlo da sua técnica de descida.

Após longos minutos a ser assistida na pista de neve, a campeão olímpica foi transportada de helicóptero para um hospital em Treviso, onde foi submetida a intervenções cirúrgicas - uma no próprio dia do acidente e a seguinte já esta segunda-feira.

No hospital, Vonn falou pela primeira vez sobre o queda, A declaração completa é a seguir transcrita na íntegra:

Ontem, o meu sonho olímpico não terminou como eu sonhava. Não foi um final de filme nem um conto de fadas – foi simplesmente a vida. Atrevi-me a sonhar e trabalhei arduamente para o concretizar. Porque no downhill, no esqui alpino, a diferença entre uma linha tática perfeita e uma lesão catastrófica pode ser de apenas 12 centímetros. Estava apenas 12 centímetros demasiado 'fechada' na linha quando a minha mão direita embateu no portão, o que me desequilibrou e levou à queda. O meu ligamento cruzado anterior e lesões anteriores não tiveram nada a ver com a queda. Infelizmente, sofri uma fratura complexa da tíbia que está atualmente estável, mas que exigirá mais cirurgias para ser devidamente reparada. Embora o dia de ontem não tenha terminado como eu esperava, e apesar da intensa dor física, não tenho arrependimentos. Estar ontem na porta de partida foi uma sensação incrível que nunca esquecerei. Saber que estava ali com uma hipótese real de vencer foi, por si só, uma vitória. Também sabia que competir era um risco. Sempre foi e sempre será – um desporto extremamente perigoso. E, tal como no esqui, na vida corremos riscos. Sonhamos. Amamos. Saltamos. E, por vezes, caímos. Por vezes, o nosso coração parte-se. Por vezes, não concretizamos os sonhos que sabemos que poderíamos ter alcançado. Mas essa é também a beleza da vida – o facto de podermos tentar. Eu tentei. Sonhei. Saltei. Espero que a minha jornada vos dê a coragem de ousar grandes coisas. A vida é demasiado curta para não arriscar por vocês mesmos. Porque o único verdadeiro fracasso na vida é – não tentar. Acredito em vocês, tal como vocês acreditaram em mim. Lindsey Vonn

O objetivo da segunda operação, segundo fontes médicas, foi o ajudar a estabilizar e prevenir complicações relacionadas com o hematona e o fluxo sanguíneo.