Liga: só quatro jogadores marcaram mais do que Gyokeres numa época
33 jogos, 39 golos: Gyokeres esteve imparável na Liga 2024/25, que fechou da melhor maneira, ao marcar o último destes golos no jogo que selou o bicampeonato para o Sporting. Uma marca impressionante a nível pessoal (que ainda lhe pode valer a Bota de Ouro) e histórico, no que toca às 91 edições do nosso campeonato.
Isto porque só quatro jogadores terminaram uma temporada do nosso campeonato com mais golos do que Gyokeres - três do Sporting e um do Benfica.
Peyroteo – 1946/47
A lenda sportinguista brilhou no primeiro de três campeonatos consecutivos da equipa, apontado uns fantásticos 43 golos em apenas 19 jogos – cerca de 2,3 remates certeiros por encontro.
Eusébio - 1967/68
O Pantera Negra foi de imensurável importância para a conquista do campeonato por parte do Benfica, fazendo 43 dos 75 golos das águias, em somente 24 partidas.
O avançado que terminou o campeonato com chave de ouro, fazendo seis golos (!) na última jornada, frente ao Varzim. Para além disso, ainda apontou um póquer em outras quatro jornadas.
Eusébio - 1972/73
Dispondo, desta vez, de 28 jogos, Eusébio fez 40 golos na época do campeonato invicto do Benfica – nas 30 jornadas, a equipa de Jimmy Hagan ganhou 28.
Héctor Yazalde – 1973/74
Logo na época a seguir, Yazalde estabeleceu aquele que ainda é o recorde de golos de um jogador numa época do campeonato português: nada mais, nada menos do que 46, feitos nas 29 partidas em que participou.
Mário Jardel – 2001/02
Gyokeres só não é o melhor marcador de uma edição da Liga no século XXI graças àquele que, muitas vezes, é usado como termo de comparação com o sueco: Mário Jardel.
O brasileiro ganhou a segunda Bota de Ouro da carreira nesta época, graças aos 42 golos que apontou em 30 jogos, naquele que foi o último título conquistado pelo Sporting até à era de Ruben Amorim.
Sugestão de vídeo:
Artigos Relacionados: