Expulsão de Gonzalo Plata irritou Flamengo
Expulsão de Gonzalo Plata irritou Flamengo - Foto: IMAGO

Libertadores: São Paulo perde fora, expulsão de ex-Sporting deixa Flamengo furioso

Equipa de Cédric Soares surpreendida no Equador; líder do Brasileirão venceu mas com duras queixas e José Boto pediu intervenção da Conmebol por expulsão de Plata

O São Paulo, com Cédric Soares a titular, saiu derrotado da primeira mão dos quartos de final da Taça Libertadores, tendo perdido em Quito, no Equador, com o LDU, por 0-2.

No estádio Casa Blanca, Bryan Ramírez abriu o marcador logo aos 15m numa bola nas costas de Cédric Soares – que viria a sair ao intervalo - e depois por Estrada, aos 78.

O resultado coloca fim a 17 jogos de a invencibilidade sda equipa brasileira no torneio, a segunda-mão será no Morumbis, na próxima quinta-feira.

Noutro jogo, o Flamengo venceu o Estudiantes da Argentina por 2-1, mas com fortes críticas à arbitragem. Aos 10 minutos a equipa de Filipe Luís já vencia por 2-0, após golos de Pedro, aos 14 segundos, e Varela (9), mas depois, na segunda parte, viu Gonzalo Plata ser expulso, aos 82, num lance polémico.

O ex-Sporting viu segundo cartão amarelo em disputa com Facundo Rodríguez. No lance, o equatoriano parece chegar antes e sofrer falta do argentino, mas o árbitro entendeu que a falta foi de Plata, que saiu inconformado.

No instagram o jogador ironizou, referindo que nem houve recurso ao VAR:

A expulsão deu alento ao Estudiantes  e os argentinos reduziram, por Carrillo, aos 90+1.

«Escandaloso, vergonhoso, na maior competição da América do Sul, continuarmos a assistir a coisas assim»

Filipe Luís não poupou o juiz colombiano Andres Rojas: «Infelizmente, árbitro quis ser protagonista do jogo. E quando isso acontece, apita desconcentrado, não vê os lances que tem de ver Há ainda um penálti sobre o Lino na primeira parte, faltas com cartões amarelos, uma arrogância e prepotência extremas com os nossos jogadores, e uma permissividade muito grande com eles. Essa arrogância do senhor Andres leva com que várias famílias saiam daqui prejudicadas. O que eu gostaria era de um pedido de desculpas e reconhecimento do erro. Todos erram, eu também. Se ele reconhecesse, já estaria tudo certo. Mas já sabemos que isso não vai acontecer. O que eu espero é que esse árbitro não apite mais a Libertadores daqui para frente e futuramente. Jogos nossos? Deus o livre.»

O que eu espero é que esse árbitro não apite mais a Libertadores daqui para frente e futuramente. Jogos nossos? Deus o livre

O português José Boto, diretor de futebol do Flamengo, apresentou reclamação à Conmebol. «Pedir à Conmebol que analise bem o que se passou ali dentro. Um penálti em nosso favor que é transformado na expulsão do Plata, que além de nos prejudicar neste jogo, vai prejudicar na segunda volta. No lance do golo deles, a bola bate no braço do jogador do Estudiantes. Isso não pode ser por acaso. Acho que é escandaloso, vergonhoso, na maior competição da América do Sul, continuarmos a assistir a coisas assim. Peço atenção a eles, à Conmebol, para o jogo da volta, porque isso não se pode repetir. É importante alguém vir aqui falar. Foi um escândalo o que se passou ali dentro», disse Boto.