Kvantidze de prata no 27.º pódio de Portugal no Europeu júnior

Judoca do Sporting apenas travado no prolongamento pelo georgiano Giorgi Terashvili, 23.º do 'ranking' mundial sénior

E aí vão duas! Um dia depois de Miguel Gago ter sido bronze nos -66 kg no Europeu júnior de Haia-2023, esta sexta-feira foi Otari Kvantidze a chegar à prata nos -73 kg ao perder o combate pelo título face ao georgiano Giorgi Terashvili, por wazari, já no prolongamento (4.29m).   

Natural da Geórgia, mas naturalizado português desde os cadetes, Terashvili, de 20 anos, que cumpre a última temporada como júnior, tornou-se no 27.º luso a subir ao pódio num Campeonato da Europa da categoria e o oitavo a arrebatar a medalha de prata. 

Giorgi, do Sporting, segue assim os passos de um dos seus grandes mentores e amigos, também nascido na Geórgia, o olímpico e ex-bronze mundial Anri Egutidze, que no Euro júnior de Málaga-2016 foi igualmente 2.º classificado, mas nos -81 kg. 

Isento a ronda inaugural, Giorgi Terashvili começou por eliminar o britânico Eryk Neumann com dois wazaris, eliminado de seguida o húngaro Gergely Adorjani com mais dois wazairs

Para se manter na luta pelo ouro – algo que apenas seis portugueses alcançaram, entre os quais o seu treinador nos leões Pedro Soares em Lisboa-1994, primeiro a conquistar o título – Giorgi ganhou os quartos de final frente ao israelita Itay Bibiko (wazari) e a meia-final ante o azeri Suleyman Aliyev (ippon). Na prova Adorjani foi orientado pelo selecionador júnior Marco Morais.

Neste segundo dia de competição a Seleção teve ainda em ação Taís Pina (-70 kg) que perdeu logo no 1.º combate contra a eslovena Kaja Schuster.

Sábado, último dia de competição individual, estarão em prova Pedro Lima, Luís Diogo (-90 kg), Guilherme Silva (-100 kg) e já nos femininos Rosa Mané (+78 kg). Domingo é a prova por equipas mistas.