Passou pela formação do Sporting, mas é no Benfica que sonha com o topo (com cunho de Mourinho)
Quem olhar para a ficha de jogo entre o Benfica e o Alverca, partida da 21.ª jornada da Liga que se realiza na noite deste domingo (20h30), no Estádio da Luz, reparará, por certo, num nome que não é habitual e que consta dos eleitos dos encarnados para este duelo com os ribatejanos: Kevin Pinto.
Mas quem é, afinal, Kevin Pinto? Trata-se de um jovem lateral-direito, de apenas 19 anos, que foi chamado por José Mourinho para o embate de hoje. O estado gripal de Daniel Banjaqui, que o deixou de fora do encontro com os alverquenses, levou a que o treinador das águias chamasse uma outra opção para o referido posto específico, e, nesse sentido, a escolha recaiu em Kevin Pinto.
Nascido em Inglaterra, mas com o percurso todo realizado em Portugal, Kevin Pinto começou a dar os primeiros passos no futebol ao serviço do Arrentela, de onde se transferiu para o Sporting. Depois de três épocas nos leões, o lateral mudou-se para o Vitória de Setúbal, clube que representou entre 2019 e 2021. Até cair... no radar do Benfica.
Kevin Pinto rumou aos encarnados na época 2021/2022, pelo que cumpre, atualmente, a quinta temporada de águia ao peito. No Seixal completou o seu percurso formativo e passou, depois, pelos sub-23 e pela equipa B. Na presente campanha, tem sido utilizado com regularidade na formação secundária dos benfiquistas, pela qual soma 13 jogos, um golo e uma assistência.
Já com uma internacionalização pelos sub-20 de Portugal no currículo, Kevin Pinto terá caído no goto de José Mourinho durante as várias partidas que o experiente técnico do Benfica tem visto no que concerne à equipa B e aos sub-23, pelo que agora, e quando necessitou de um lateral-direito, o Special One não hesitou em chamar o miúdo.
Há cerca de um ano e três meses, em novembro de 2024, o Benfica anunciava a renovação de contrato com Kevin Pinto. Queria agradecer ao Benfica pela oportunidade que me está a dar. [Agora] é trabalhar. Tem sido um bom percurso. Tenho evoluído muito bem. Quero agradecer, também, aos misteres por me terem ajudado», salientou o jovem à BTV, altura em que aproveitou também para projetar o futuro: «É continuar aqui por muitos mais anos a ajudar o Benfica e, quem sabe, chegar um dia à equipa A.»
A chegada à elite benfiquista já é, então, uma realidade. No banco de suplentes, já está. A estreia pela equipa principal poderá ser ainda esta noite... ou num futuro próximo.