Habitantes de Montemor-o-Velho usam barcos para chegar às habitações durantes as  cheias . Foto: PAULO NOVAIS/LUSA
Habitantes de Montemor-o-Velho usam barcos para chegar às habitações durantes as cheias . Foto: PAULO NOVAIS/LUSA

Chuva forte volta a Portugal na terça-feira e vai continuar

Até sexta-feira continua a haver precipitação devido a massa de ar tropical

Portugal continental vai continuar sob chuva e será afetado por precipitação persistente e intensa na terça e quarta-feira, devido a uma massa de ar húmida com características tropicais.

De acordo com a meteorologista Ângela Lourenço, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o estado do tempo será influenciado por «uma corrente perturbada de oeste», que trará uma «massa de ar com características tropicais, com elevado conteúdo em água», disse citada pela agência Lusa.

Esta massa de ar «muito húmida» provocará «precipitação persistente, pelo menos na primeira parte da semana, pelo menos até dia 11 [quarta-feira]», explicou a especialista. Os dias de terça e quarta-feira serão marcados por episódios de chuva mais intensa e contínua.

O IPMA já emitiu avisos de nível laranja para terça-feira nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Aveiro e Viseu.

Para o fim de semana, existe a possibilidade de um abrandamento da precipitação.

Quanto às temperaturas, estas estarão acima do normal para a época. «Exatamente por predominar esta massa de ar tropical, com características tropicais, as temperaturas têm tendência para subir», afirmou Ângela Lourenço.

Noite mais calma

 A Proteção Civil referiu esta segunda-feira que houve uma ligeira melhoria da situação nas zonas inundadas. «Foi uma noite calma, apesar de ter chovido muito até à meia-noite. Registámos 29 ocorrências dispersas por todo o território do continente. No que diz respeito às zonas inundadas, houve uma ligeira melhoria», adiantou José Costa, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, à agência Lusa.