Bola tocou no braço do avançado antes de o grego marcar com o peito, ao minuto 60, no Estádio da Luz

Golo bem anulado ao Benfica? Penálti por marcar? A análise de Pedro Henriques

Vários lances de área, difíceis e de interpretação. VAR bem na mão de Pavlidis, mas mal com Barreiro

3' Bastien Meupiyou esticou a sua perna esquerda e com o pé tocou claramente com o pé na bola desarmando sem qualquer infração Sidny Lopes Cabral, jogador do Benfica. Não houve, portanto, infração no interior da área do Alverca, como tal, sem motivo para pontapé de penálti.

8' Lincoln escorregou e acaba dessa forma por entrar de forna frontal a pés juntos sobre Rafa Silva, uma entrada negligente, não tem em conta o perigo e as consequências do seu ato, passível de cartão amarelo que foi bem mostrado pelo árbitro.

Positivo
Temos claramente árbitro, que esteve muito bem na forma como conduziu o jogo, sabendo o que está a fazer.

16' Quando Rafa Silva remata, o seu colega Andreas Schjelderup, que vai fazer a recarga após a defesa do guardião do Alverca, Matheus Mendes, estava claramente em jogo, não havendo, portanto, infração à lei do fora de jogo. Golo legal.

23' Cartão amarelo bem mostrado a Sidny Lopes Cabral que ao vir por trás de Chiquinho acabou por lhe tocar e derrubar num local já muito próximo da área dos encarnados, por ser uma jogada já com algum perigo, enquadra-se no corte de um ataque prometedor.

30' Golo legal. No momento do passe de Marezi para o seu colega Figueiredo, que finalizou, este estava atrás do penúltimo adversário, que o estava a colocar em jogo de forma clara, sendo na ocasião o central dos encarnados Nicolás Otamendi.

33' Na área dos ribatejanos, há efetivamente contacto frontal entre Nabil Touaizi, que tem a posição ganha, e Andreas Schjelderup, um choque fruto da movimentação de ambos, mas sem infrações para castigo máximo como foi reclamado.

39' Cartão amarelo bem mostrado ao guarda-redes do Alverca, Matheus Mendes, que foi exibido por este demorar a repor a bola em jogo aquando de um pontapé de baliza.

Galeria de imagens 28 Fotos

60' Aparentemente, Vangelis Pavlidis tinha obtido golo através de um toque com o peito, mas as repetições mostraram que há um toque com a mão esquerda na bola. Independentemente do toque ter sido deliberado ou acidental, a regra, que foi alterada, diz que mesmo sem querer se a bola entrar na baliza adversária, diretamente ou imediatamente a seguir a esse toque, o golo tem de ser anulado. Foi por isso que mesmo escapando ao árbitro, o VAR esteve muito bem quando anulou o lance. Nesta circunstância, porque há o toque, é uma questão factual, e não é preciso ir ao monitor ver o lance.

65' Arriscou... Rafa quando pára e inverte o movimento acaba por escorregar, e isso potencia claramente a sua queda, contudo, Chissumba sem que em algum momento tenha agarrado o seu adversário, arriscou quando esticou o braço direito e lhe tocou no peito. Sem penálti.

65' Cartão amarelo para o treinador dos encarnados, José Mourinho, que estava no banco, em função dos protestos relativos a um possível penálti não assinalado sobre Rafa Silva.

66. Na sequência dos protestos a propósito de um possível penálti não assinalado sobre Rafa Silva, e ainda com o jogo interrompido, o árbitro mostra cartão amarelo a Gianluca Prestianni, por palavras e gestos.

70' Chissumba entrou claramente a varrer e acaba por acertar com o seu joelho esquerdo e coxa, na coxa e anca também esquerdas de Barreiro, lance dentro da área, razão pela qual ficou um pontapé de penálti por assinalar a favor do Benifca.

90. O tempo extra, e recuperação de tempo perdido, foi de seis minutos, em virtude de um golo, um golo anulado com intervenção VAR, dois cartões amarelos, e seis paragens para substituições onde entraram nove jogadores.

Negativo
Lances difíceis e de interpretação na área, sem serem claros e óbvios, e há mesmo um passível de penálti.

90+6. Cartão amarelo para Tomás Araújo por uma entrada fora de tempo sobre Isaac James, tocando-lhe e derrubando com o seu pé direito na perna direita, uma falta negligente bem sancionada disciplinarmente.

Árbitro: Bruno Pires Costa (AF Viana do Castelo, 35 anos) — Nota: 5
Assistentes: Jorge Fernandes e João Morte
4.ºárbitro: Gonçalo Neves
VAR/AVAR: João Casegas/Marco Vieira