Gabriel Silva, avançado de 18 anos, está no Sporting desde 2016/2017 - Foto: SPORTING CP
Gabriel Silva, avançado de 18 anos, está no Sporting desde 2016/2017 - Foto: SPORTING CP

Gabigol no Sporting até 2030

Pérola da formação renova contrato com os verdes e brancos

Gabriel Silva renovou com o Sporting até 2030. Os verdes e brancos anunciaram esta segunda-feira o prolongamento do contrato do avançado de 18 anos por mais quatro temporadas, de junho de 2026 a junho de 2030.

O percurso de Gabigol, como é conhecido entre os adeptos leoninos, começou no Imortal de Albufeira e depois disso passou pelo Guia FC antes de rumar aos leões em 2016/2017 para os sub-10. Daí para cá passou por todos os escalões de formação na Academia Cristiano Ronaldo.

Gabriel Silva tem jogado pela equipa B, sub-23 e sub-19 - Foto: SPORTING CP

«Renovar é feito incrível e que esperava, até porque deixar este clube é difícil». «Desde pequeno que me tem ajudado muito. Tenho melhorado muito como jogador e tenho mais anos para continuar a melhorar e dar tudo por este clube», disse o avançado aos meios leoninos. Logo lembrando memórias marcantes de leão ao peito:

«O meu primeiro contrato, que foi incrível, o Campeonato Nacional de sub-15, as primeiras chamadas para treino e convocatória da equipa principal e a estreia na equipa B.»

Gabriel Silva é exatamente da mesma geração de Geovany Quenda e João Simões, a de 2007, que continua «muito unida». «Somos todos muito amigos. Temos um grupo onde continuamos todos a falar, nunca perdemos a ligação. É uma geração com muita qualidade e vemos isso pelo Geovany Quenda, o João Simões, o Flávio Gonçalves ou o Salvador Blopa, que já se estrearam [na equipa principal] com muita qualidade», apontou, não escondendo que olha para a equipa principal.

«Temos de trabalhar todos os dias para ficarmos lá e darmos a melhor resposta possível quando formos chamados. Há que esperar a nossa oportunidade e dar o máximo», disse o avançado, que destaca também a Liga 2: «Tem um nível competitivo mais próximo da equipa principal». «Sentimos que é uma dificuldade acima. Temos de melhorar a cada treino para estarmos mais preparados quando chegarmos ao outro lado. É o que está a acontecer. Há a experiência, saber os truques do jogo, quando acalmar e jogar para a frente e como usar o corpo. Há que aprender com eles e com o tempo», reconheceu.

Esta época, Gabriel Silva participou em 15 jogos da equipa B e marcou um golo. Já pelos sub-23 marcou outro em dois jogos e nos sub-19 assinou mais um golo, com duas assistências, em cinco participações. Espera ainda a estreia pela equipa A.

Antigo residente da Academia, Gabriel Silva destaca a forma como o Sporting o «ajudou muito a crescer como pessoa». «Quando saí da Academia para morar sozinho já me sentia mais preparado. Agradeço por todos estes anos, foi uma ajuda muito necessária para a minha vida», garantiu.

Por fim, uma mensagem para os sportinguistas: «Podem contar sempre com o meu esforço e o meu trabalho. Um dia vão falar do Gabriel Silva.»