Bednarek e Kiwior formam dupla à porva de bala no FC Porto - Foto: Catarina Morais/KAPTA+
Bednarek e Kiwior formam dupla à porva de bala no FC Porto - Foto: Catarina Morais/KAPTA+

Kiwior: «Fecho os olhos e sei onde está Bednarek»

Central abordou a bem oleada dupla que forma com o compatriota no FC Porto

Em entrevista ao canal de televisão TVPSports, Kiwior falou sobre o sucesso da parceria no eixo da defesa com o compatriota Bednarek. Desde que esta combinação de centrais foi escolhida por Farioli nunca o FC Porto sofreu golos. Uma prova de solidez que Kiwior atribuiu ao conhecimento mútuo. Afinal, entre seleção e clube, a dupla jogou junta em 33 desafios.

«Nos jogos do campeonato português, podia fechar os olhos e saber onde o Janek [Bednarek] está quando temos a posse de bola. Na seleção é um pouco diferente, mas as diferenças não são significativas. Um defesa precisa de saber defender e adaptar-se às exigências do treinador. A química que criamos no clube pode, em certas situações, ser transportada para o contexto internacional», explicou Kiwior.

Nos últimos tempos, a imprensa polaca tem criticado a qualidade defensiva da seleção. Garante Kiwior que não há razões para insatisfação: «O mais encorajador é que cada vez mais defesas polacos jogam por grandes clubes. Isso gera confiança e permite-nos entrar em campo com uma mentalidade diferente. Mas o Janek [Bednarek] já jogava regularmente pelo Southampton, com mais de 250 partidas pelo clube e quase 200 na Premier League. Não há nada a apontar-lhe.»

O defesa central também elogiou o percurso do seu colega e refletiu sobre a evolução que ambos tiveram ao longo das suas carreiras:
«Janek foi um líder durante muito tempo, mas hoje é visto de forma diferente. Eu também joguei pelo Spezia, em Itália, e, tal como o Janek no Southampton na última temporada, lutei contra a descida. Sei como é estar numa equipa que luta pela sobrevivência. Hoje, estamos num clube que compete pelos objetivos mais altos, que tem mais posse de bola, vence mais do que perde e sofre poucos golos. O modo como se avalia um jogador que vence é diferente da forma como se avalia um jogador que perde.»

O central destacou a excelente receção que teve no FC Porto. «Encontrámos um balneário fantástico, e todos estão a ajudar-nos em todos os aspetos. Após um mês, sinto-me como se já estivesse aqui há anos, mesmo sem conhecer ninguém antes – exceto o Janek [Bednarek].

Os polacos do FC Porto

O FC Porto, conhecido pela sua forte ligação à Polónia, já contou com jogadores como Młynarczyk, Mielcarski e Paweł Kieszek no passado. Este histórico tem facilitado a adaptação de Kiwior: «Isso torna tudo mais simples para nós, porque eles já sabem o tipo de pessoas que somos. Espero que continuemos assim e alcancemos o sucesso», afirmou o central.

Título como objetivo

Quanto aos objetivos da equipa, Kiwior foi claro. O FC Porto procura reconquistar o título de campeão português, algo que não acontece há três anos. Sob o comando de Francesco Farioli, a equipa está focada em alcançar este objetivo: «Tivemos uma reunião em que o treinador me explicou como queria que jogássemos na defesa. Durante as negociações, enquanto tudo apontava para um desfecho positivo, assisti a alguns jogos do Porto para perceber o que me esperava. Integrei-me rapidamente no plantel.»

Siga o perfil de A BOLA no Google: