Juvenis: emoção, alguma chuva... e um dérbi que ninguém merecia perder
Um dérbi jogado, na sua grande parte, à chuva, que ambos quiseram ganhar e no qual ninguém merecia perder – assim pode caracterizar-se o embate entre Benfica e Sporting, pela 16.ª jornada da Série Sul da primeira fase do campeonato nacional de juvenis.
Nesta partida, de inversão de calendário e relativa à segunda volta da competição, águias e leões protagonizaram um espetáculo equilibrado que resultou numa igualdade (1-1) num encontro cujos golos foram apontados na segunda parte.
Antes, porém, no primeiro tempo a equipa local teve golo anulado a Afonso Ferreirinha (15’) e uma grande defesa de Afonso Redondo a remate de primeira de Andreson Semedo (24’). A resposta leonina, porém, não se fez esperar e Afonso Marques dispôs de três boas ocasiões para marcar (27, 37 e 45+1’) e, na primeira destas, Leonardo Varela dispôs de uma recarga com a baliza à mercê, atirando por cima.
O Sporting terminou a primeira parte próximo do golo e precisou de pouco mais de um minuto na segunda parte para o consumar, através de uma recarga de Paulo Rodrigues após canto e uma primeira defesa de Filippo Gaidão, guardião benfiquista.
Em desvantagem, o Benfica recorreu ao banco e de lá retirou… juros imediatos: Nazif Inoussa entrou aos 57’ e, com vontade, dispôs de boa oportunidade aos 58’ e restabeleceu a igualdade aos 64’, após cruzamento atrasado de Afonso Ferreirinha.
Até final, as duas equipas dispuseram de uma soberana ocasião cada: primeiro as águias, aos 81’, por Afonso Ferreirinha (inesgotável), que obrigou Afonso Redondo a defesa apertada e aos 90’ Sandro Ferreira atirou com violência ao poste direito, desperdiçando a última ocasião para cantar vitória.