Benfica aguenta com menos um e vence Sporting no dérbi de juniores
O Benfica foi o vencedor do dérbi de juniores da jornada 8 do campeonato nacional. Os encarnados venceram o Sporting por 1-0, graças a golo de Anísio Cabral, e aguentaram com menos um durante todo o segundo tempo, devido a cartão vermelho de Nilson Semedo mesmo em cima do intervalo.
Os 45 minutos iniciais foram de maior perigo benfiquista. A equipa das águias conseguiu ter mais agilidade com a bola, combinar mais vezes e encontrar formas de desbloquear a linha defensiva verde e branca. Logo aos 8 minutos, Anísio Cabral cruzou rasteiro para João Pedro Gonçalves, os dois elementos ofensivos mais em destaque nos visitantes, mas o remate foi defendido por Alexandre Tverdohlebov.
O facto de ter menos posse de bola e menos qualidade com o esférico não significa que a turma leonina não tivesse méritos, sobretudo na forma de defender. A equipa conseguiu manter-se compacta e, mesmo quando, em profundidade, o Benfica conseguia entrar no último terço adversário, o Sporting conseguia impedir que a bola chegasse à baliza. Pertenceu, aliás, à equipa de José João a melhor ocasião de golo dos primeiros 40 minutos: Argyris Christodoulou progrediu pelo centro, isolou Frederico Gomes, mas o avançado verde e branco não conseguiu desviar a bola de Leonardo Lopes.
O primeiro golo da partida chegou ao minuto 43. Na sequência de um canto, João Pedro Gonçalves rematou, o disparo foi prensado e sobrou para Anísio Cabral, que rematou para o 1-0. A vantagem mínima era justa e podia fazer prever um período de maior tranquilidade para os encarnados... mas só por cinco minutos. Sérgio Siza isolou Estefânio Domingos, Nilson Semedo derrubou o adversário à entrada da área e viu o vermelho direto, que deixaria os encarnados com menos um durante todo o segundo tempo.
Após o intervalo o Sporting assumiu a natural posição de quem tinha mais um em campo e precisava de dar a volta ao resultado. Controlou a posse de bola e tentou penetrar a defensiva adversária, mas, tal como o Benfica na primeira, poucas foram as oportunidades de verdadeiro perigo. Foi ao minuto 75 que surgiu a grande oportunidade dos anfitriões no segundo tempo: Miguel Almeida cruzou e Duarte Rosa, em boa posição, ficou perto de encostar para o fundo das redes. Contudo, no momento do remate, apareceu Martim Vasconcelos, que impediu aquele que seria o 1-1. O golo solitário de Anísio Cabral acabou por ser o único do encontro e por valer três pontos aos encarnados.