Luis Enrique e Joan Laporta em 2008
Luis Enrique e Joan Laporta em 2008 - Foto: IMAGO

Joan Laporta, Luis Enrique e Ernesto Valverde chamados a tribunal pelo caso Negreira

Presidente e ex-treinadores do clube vão ser chamados a depor

O escandaloso 'caso Negreira' continua a ser um dos principais temas no futebol espanhol, bem como motivo de especulação em torno do Barcelona. Hoje, a imprensa local informa sobre um novo calendário para a prestação de depoimentos por pessoas ligadas aos catalães, que deverão comparecer em tribunal para explicar as ações da direção. Depoimentos semelhantes já foram dados por dois ex-presidentes do clube, Sandro Rosell e Josep Maria Bartomeu, que responderam a 18 de setembro.

Segundo a agência «EFE», o juiz do processo do Tribunal número 1 de Barcelona convocou também um membro da atual direção do clube para prestar depoimento, sendo esta tarefa atribuída à vice-presidente Elena Fort, que representará os catalães neste processo a 27 de janeiro.

O atual presidente Joan Laporta e os antigos treinadores do Barcelona, Luis Enrique e Ernesto Valverde, terão de comparecer perante o juiz a 12 de dezembro para os seus depoimentos. Inicialmente, esta comparência estava agendada para 25 de novembro, mas a reunião foi adiada. O ex-vice-presidente de 1978 a 2000, Joan Gaspart, e o consultor de arbitragem do clube, Ricardo Segura, terão de responder a 6 de fevereiro.

Joan Laporta contratou Luis Enrique para o Barcelona B em 2008/09

A «EFE» acrescenta que, a pedido do Ministério Público, o juiz exigiu que o Barcelona entregasse os contratos originais com as empresas de Negreira. O foco da investigação continua a ser os pagamentos de 7,3 milhões de euros que o Barcelona efetuou entre 2001 e 2018 a empresas do ex-vice-presidente do Comité Técnico de Árbitros, José María Enríquez Negreira, e do seu filho, pela prestação de relatórios sobre os árbitros dos jogos dos catalães.