O troféu da UEFA Champions League, em Nyon, na Suíça
O troféu da UEFA Champions League, em Nyon, na Suíça - Foto: IMAGO

Já imaginou ver a Champions na Netflix ou na Disney+? Pode ser possível

UEFA prepara-se para revolucionar a transmissão das competições europeias a partir de 2027, e gigantes do 'streaming' podem adquirir os direitos globais exclusivos de um jogo por jornada

A UEFA está a preparar uma revolução na forma como os adeptos em todo o mundo poderão assistir às competições europeias. Segundo a Press Association, a entidade que rege o futebol europeu vai propor, no próximo concurso de direitos televisivos para o ciclo 2027-2033, uma nova opção de primeira escolha global com as gigante do streaming como a Netflix, Disney+, Amazon ou DAZN atentas.


Esta novidade permitiria a uma dessas plataformas transmitir, em exclusivo e a nível mundial, um jogo por jornada das competições europeias, reforçando a aposta na digitalização do futebol europeu e no alcance global do torneio. Fontes próximas do processo indicam que a UEFA e os clubes europeus esperam arrecadar cerca de 5 mil milhões de euros por temporada em receitas de direitos televisivos e comerciais - um aumento significativo face aos atuais 4 mil milhões de libras do ciclo em vigor.

O lançamento oficial do concurso está marcado para 13 de outubro, através da UC3, criada entre a UEFA e a European Football Clubs (EFC). Durante a assembleia geral da EFC, realizada esta quarta-feira, o presidente da UEFA, Aleksander Ceferin, destacou o potencial do novo modelo para continuar a impulsionar o crescimento do futebol europeu.

«Através desta parceria, o jogo vai crescer. E com a Relevent [agência de marketing] ao nosso lado, temos a equipa mais forte para o fazer acontecer. Juntos, estamos a construir algo único, com ambição — para oferecer o futebol mais envolvente, mais inovador e mais acessível», afirmou o dirigente. Ceferin acrescentou ainda que o objetivo passa por «expandir as principais fontes de receita», mas também por atrair novos adeptos e envolver diferentes audiências. «Queremos inspirar novos fãs a acompanhar as nossas competições e aumentar o envolvimento com novas audiências, especialmente num panorama de media e direitos de transmissão em constante mudança. Ao tirar o máximo partido das plataformas digitais, vamos aproximar o jogo de todos como nunca antes.»