Ioannidis: tempo de paragem está definido, porta aberta a avançado da equipa B
Fotis Ioannidis vai parar quatro semanas fruto duma lesão ligamentar no joelho direito sofrida diante do Santa Clara e a ausência do grego durante este período vai abrir as portas da equipa principal a Rodrigo Ribeiro, o avançado que se tem destacado ao serviço da equipa B, que continua a liderar a Liga 2, sendo o segundo melhor marcador do conjunto liderado por João Gião com quatro golos, menos um do que Rafael Nel.
Mas vamos por partes. Por força da lesão sofrida em Ponta Delgada, Ioannidis foi ontem dispensado dos compromissos da Grécia, tendo em vista os jogos com a Escócia, no sábado em Atenas, e com a Bielorrússia, dia 18, em Zalaegerszeg, Hungria. Para ocupar a vaga de Ioannidis o selecionador Ivan Jovanovic chamou Andrews Tetteh, avançado do Kifisias, apontado como possível reforço do Panathinaikos, o clube a quem o Sporting contratou o seu agora número 89 por €22 M fixos, aos quais podem acrescer mais €3 M em eventuais objetivos individuais e coletivos.
Ioannidis é conhecido pela sua capacidade de trabalho e de sacrifício e vai-se dedicar ao máximo ao trabalho de recuperação para que o prazo de um mês de ausência seja cumprido ou eventualmente reduzido, mas da parte da Unidade de Performance do leão há uma certeza: o avançado helénico, 25 anos, apenas será libertado para o trabalho de campo se não tiver queixas ou não houver o mínimo risco de recidiva. Ioannidis tem o dérbi com o Benfica (dia 5 de dezembro) em risco mas tudo fará para estar na Luz.
Para já, até ao final da semana, o futebolista natural de Atenas contará em Lisboa com o apoio especial, pois a namorada, a conhecida apresentadora de TV e influencer Eleni Voulgaraki, está na capital portuguesa.
Face à lesão de Ioannidis, o ataque leonino ficará reduzido ao colombiano Luis Suárez, pelo que Rui Borges terá de recorrer a alguém da equipa B e na pole position para a aposta e destacadíssimo está Rodrigo Ribeiro, 20 anos, o ponta de lança que chegou a ser apresentado como elemento dos principais no Troféu Cinco Violinos mas que tem feito o percurso nos bês, embora tenha sido utilizado diante do Alverca para a Taça da Liga e tenha sido chamado para os encontros com Marselha e Juventus, embora não tenha saído do banco de suplentes.
Desta forma, Rodrigo Ribeiro, 20 anos, deverá voltar a ter oportunidade na equipa principal e até tudo aponta para que possa ser titular no encontro da Taça de Portugal, frente ao Marinhense, em encontro a contar para a quarta eliminatória da prova e marcado para dia 22 deste mês.
Luis Suárez está ao serviço da seleção da Colômbia que vai defrontar em jogos particulares os Estados Unidos a Nova Zelândia (dia 16) e a Austrália (19). O cafetero até chegará a tempo a Lisboa, mas depois do Marinhense o calendário apertará: Club Brugge (26), E. Amadora (30) e a 5 de dezembro o dérbi com o Benfica, para o qual Ioannidis até já pode estar disponível. Mas na Taça convém dar algum descanso a Suárez. Rafael Nel é outra opção, mas menos crível, pois Borges está mais familiarizado com Ribeiro.