Luis Suárez já se encontra nos EUA onde integrou comitiva - Foto: Instagram/Luis Suárez
Luis Suárez já se encontra nos EUA onde integrou comitiva - Foto: Instagram/Luis Suárez

Sporting: são 13 os internacionais leoninos em ação

Portugueses e Hjulmand a um passo do Mundial. Maior dor de cabeça para Rui Borges é Luis Suárez, um dos últimos a jogar e com longa viagem

Paragem nos campeonatos nacionais para a realização de compromissos das seleções, com o Sporting a emprestar 13 de jogadores que têm pela frente missões diferentes.

Pedro Gonçalves e Ioannidis também estavam inicialmente convocados, mas por força de lesões tiveram de ser dispensados por Portugal e Grécia, respetivamente, de resto, são três os leões a representar a Seleção das quinas, mais três jovens nos sub-21, escalão que também conta com Fresneda em representação de Espanha, depois de o lateral-direito ter recuperado de uma entorse no tornozelo direito, sofrida no jogo com o Alverca, referente à 10.ª jornada, o que o levou a falhar a deslocação a Turim, onde o Sporting empatou com a Juventus (1-1), tendo sido a surpresa de Rui Borges no onze que apresentou nos Açores, para defrontar o Santa Clara.

Fresneda juntou-se aos sub-21 espanhóis - Foto: Real Federação Espanhola de Futebol

De resto, diga-se que além de Rui Silva, Gonçalo Inácio e Trincão que em representação de Portugal, no Grupo F, estão quase confirmados no Mundial 2026 — a equipa lusa qualifica-se diretamente neste jornada se vencer a República da Irlanda ou se evitar a derrota e a Hungria não vencer a Arménia —, também a Dinamarca de Hjulmand segue o mesmo caminho nas contas do apuramento, nórdicos e Escócia estão confirmadas num dos dois primeiros lugares, faltando apurar quem liderará o Grupo C da qualificação europeia.

A Geórgia de Kochorashvili muito dificilmente conseguirá chegar ao 2.º lugar do Grupo E para poder ainda sonhar com a qualificação. O Uruguai de Maxi Araújo já garantiu presença na prova, enquanto a Grécia de Vagiannidis e Moçambique de Geny Catamo falharam o apuramento.

Convocatória de Bielsa com Maxi Araújo incluído - Foto: Federação do Uruguai

A maior dor de cabeça para o treinador Rui Borges é a condição física com que regressa Luis Suárez, cujo último jogo é a 19 (tal como Maxi, sendo que está castigado) — o Sporting joga para a Taça de Portugal a 22 com o Marinhense. Já com Uruguai e Colômbia apurados para o Mundial, as seleções fazem dois particulares, sendo que o avançado juntou-se, ontem, à comitiva colombiana nos EUA, onde serão realizados os encontros com Nova Zelândia (Miami) e Austrália (Nova Iorque), seguindo-se regresso a Portugal.