«Inimigo», «humilhação»: regresso de Figo a Barcelona é destaque em Espanha
O Barcelona-PSG, da 2.ª jornada da UEFA Champions League, já está a dar que falar e não só pelo espetáculo que terá lugar dentro das quatro linhas. Fora de campo, é o regresso de Luís Figo à Catalunha que já faz correr tinta na Imprensa espanhola.
Protagonista de uma das transferências mais polémicas no mundo do futebol, ao trocar o Barcelona pelo Real Madrid em 2000/01, o antigo internacional português estará esta quarta-feira à noite no Estádio Olímpico Lluís Companys, em Montjuic, a assistir ao encontro da Liga dos Campeões, ao lado do presidente da UEFA, Aleksander Ceferin.
O antigo jogador integra a comitiva do organismo europeu que estará na tribuna junto ao presidente dos catalães, Joan Laporta, numa altura em que a relação entre as duas entidades tem estado a melhorar.
A presença de Figo centra atenções na Imprensa espanhola, que lembra o passado negro na Catalunha. O As recorda palavras recentes do antigo presidente do clube, Joan Gaspart, no podcast Sólo para Culés: «No mundo do futebol só tenho um inimigo. E chama-se Luís Figo.»
Já a Marca evoca o incidente registado à margem da final da Champions feminina, em Lisboa, quando Figo confrontou um adepto que o chamou «traidor», e reproduz declarações proferidas no programa Tu Dirás, da RAC1: «As equipas de protocolo deveriam ter-se esforçado para evitar o que para mim é uma humilhação» e «as declarações dele nos últimos anos a respeito do Barcelona são indecentes».