Simone Biles - Foto: IMAGO

Indonésia impede Israel de participar nos Mundiais de Ginástica

Ginastas israelitas não podem viajar para a Indonésia, devido ao conflito do governo de Israel em Gaza

A Indonésia prepara-se para impedir os atletas israelistas de competirem no Campeonato do Mundo de Ginástica Artística que se realiza em Jacarta, de 19 a 25 de outubro, revelou uma fonte governamental indonésia.

A decisão de negar os vistos de entrada aos desportistas de Israel no país prende-se com o facto de a participação israelista ter gerado uma enorme onda de oposição na Indonésia, país de maior muçulmana que se assume no apoio à Palestina.

A Federação de Ginástica de Israel, por sua vez, havia afirmado que tinha recebido, em julho, todas as garantias de que iria ser bem-vinda nos Mundiais de Ginástica. Agora, a situação parece ter mudado.

«O governo não vai conceder vistos a ginastas israelitas que pretendam participar no Campeonato do Mundo de Ginástica Artística em Jacarta», afirmou o ministro da Justiça indonésio, Yusril Ihza Mahendra, citado pela Associated Press. O governante revelou que a Federação Indonésia de Ginástica havia enviado uma carta de patrocínio aos seis atletas israelitas que tinham previsto participar na competição, para obterem vistos, mas disse agora que a «federação retirou esse apoio».

Israel continua a agir militarmente em Gaza, em resposta aos ataques de 7 de outubro do Hamas. A ONU já classificou as ações israelistas na Palestina de genocídio, numa altura em que os relatórios oficiais apontam para mais de 67 mil mortos em território palestiniano nos últimos dois anos.

Refira-se que há dois anos e meio, em março de 2023, a FIFA retirou à Indonésia o direito de sediar e organizar Mundial de utebol de sub-20, depois de dois governadores terem manifestado oposição à participação israelita.