Manifestação do Movimento Global a Gaza, em Barcelona
Manifestação do Movimento Global a Gaza, em Barcelona - Foto: IMAGO

Gaza: Israel e o Hamas assinaram primeira fase do plano de paz

EUA anunciaram sucesso nas negociações

O presidente Donald Trump anunciou esta quarta-feira que Israel e o Hamas assinaram a primeira fase do plano de paz para a Faixa de Gaza.

«Isso significa que TODOS os reféns serão libertados muito em breve e Israel retirará as suas tropas para uma linha acordada como primeiro passo para uma paz forte e eterna», escreveu Trump na rede social Truth Social.

O presidente dos EUA agradeceu aos mediadores de Catar, Egito e Turquia.

«Amanhã convocarei o governo para aprovar o acordo e trazer todos os nossos preciosos reféns para casa», escreveu o primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu na noite de quarta-feira.

O Hamas e os seus aliados mantêm 48 reféns em Gaza. O governo israelita acredita que pelo menos 20 estão vivos, enquanto 26 estarão mortos.

A assinatura do acordo de cessar-fogo acontece esta quinta-feira.

Entretanto, o Exército israelita anunciou que já deu início ao protocolo para recuar em breve para a linha que foi estabelecida para a primeira fase da sua retirada após acordo. «O Exército iniciou os preparativos operacionais para implementar o acordo [de cessar-fogo]. Como parte deste processo, estão a ser implementados preparativos e um protocolo de combate para avançar rapidamente para as linhas de projeção ajustadas», anunciaram as Forças Armadas.

Siga o perfil de A BOLA no Google: https://profile.google.com/cp/CgkvbS8wNWNjOHQ?pf=0