Errata: os 4% que o Arsenal paga no negócio de Gyokeres com o Sporting
Esta terça-feira, 29 de julho, A BOLA publicou um artigo (este, agora atualizado) que fazia referência a uma comissão que estaria destinada ao empresário de Viktor Gyokeres, no âmbito da transferência do Sporting para o Arsenal.
O texto referia que, embora tivesse prescindido de uma comissão de 10% a meio da longa maratona negocial, no intuito de facilitar a transferência, Hasan Çetinkaya teria direito - através da sua empresa, a HCM Sports Management - a uma percentagem de 4%, a pagar pelo Arsenal.
O texto de A BOLA tinha por base um artigo do jornal The Athletic, que revelava detalhes da negociação entre as várias partes envolvidas, mas foi feita, da nossa parte, uma interpretação errada do texto. Na verdade, o The Athletic explicava que o empresário tinha abdicado da tal comissão, mas logo a seguir, na frase seguinte, falava de uma comissão de 4% que o Arsenal tinha de pagar, ainda assim, do total de 65,7 milhões de euros.
Esse montante não é para Hasan Çetinkaya, contudo. O Arsenal tem é de pagar um imposto (transfer levy) à Premier League. Todos os clubes têm de pagar uma taxa de 4% por cada transferência realizada, que reverte para um fundo destinado a pensões e também para o futebol de formação. Neste caso em concreto são 2,6 milhões de euros.
Pelo lapso, A BOLA pede desculpa aos envolvidos e aos leitores.