GP do Azerbaijão: Ocon desqualificado por quebra de regulamentos
Dia para esquecer para Esteban Ocon. Num sábado marcado pelos muitos acidentes, abandonos e respetivas bandeiras vermelhas durante a sessão de qualificação para o Grande Prémio do Azerbaijão, os pilotos da Haas conseguiram manter o carro intacto, mas não há boas perspetivas para a corrida de domingo.
O francês terminou em 18.º lugar, enquanto Bearman conseguiu passar à Q2, mas ficou-se pela 15.ª posição. No final da sessão, a equipa teve ainda piores notícias: Ocon foi desqualificado por quebra dos regulamentos técnicos da Fórmula 1 e vai arrancar do último lugar da grelha em Baku. O problema estava na asa traseira - artigo 3.15.17 -, que excedeu em 0,5 milímetros.
«Os representantes da FIA descreveram o procedimento de teste utilizado e relataram que a distância entre as duas secções variava mais do que os 0,5 mm permitidos (0,6 mm no lado esquerdo e 0,825 mm no lado direito)», leu-se no documento de decisão dos comissários. «A calibração do instrumento de medição foi verificada e considerada válida», acrescentaram.
«A equipa admitiu que o procedimento de teste descrito nos regulamentos tinha sido seguido e explicou que a discrepância era resultado de um problema com a produção da montagem desta peça específica. Os comissários determinam que o veículo não está em conformidade com os regulamentos e, por isso, impõem a penalização habitual de desqualificação das classificações da qualificação», finalizaram.
Artigos Relacionados: