Miguel Oliveira estreou-se na Superbike - Foto: D. R.

Foi assim o primeiro dia de Miguel Oliveira nas Superbike

Piloto estreou-se aos comandos da BMW M 1000 RR no primeiro de dois dias de testes em Jerez, Espanha, estabelecendo o oitavo tempo mais rápido da sessão

Miguel Oliveira abriu oficialmente o seu novo capítulo no Mundial de Superbike com a equipa ROKiT BMW, e não precisou de muito tempo para mostrar que a adaptação à nova máquina promete.

No primeiro de dois dias de testes em Jerez, no sul de Espanha, o português teve um arranque firme aos comandos da BMW M 1000 RR, mantendo-se de forma consistente dentro do top-10. Fechou a sessão inaugural com o oitavo melhor registo entre 25 pilotos, um cartão de visita sólido para quem está apenas a começar esta nova aventura.

A volta mais veloz de Oliveira foi em 1.39,815 minutos, resultado de uma progressão natural ao longo do dia. Terminou a manhã de testes no segundo 43, desceu para os 41, depois para os 40 durante a tarde e voltou a melhorar, na 57.ª de 68 voltas completas no traçado andaluz. Um ritmo em crescendo que espelha o processo de adaptação à moto bávara.

Miguel Oliveira com as suas novas cores: as da BMW do Mundial de Superbike (foto David Clares)

Mas, mais do que perseguir um time attack, a missão principal do piloto luso passava por ganhar sensibilidade à nova máquina - uma moto derivada de série, muito diferente dos protótipos que conduziu no MotoGP. Questões de eletrónica, travagem e comportamento em curva ocuparam o centro da aprendizagem.

A mudança de Oliveira para a BMW é uma das transferências mais sonantes rumo a 2026. A marca alemã reforça a sua formação com o português e com o italiano Danilo Petrucci, contratado à equipa da Ducati de Superbike, para colmatar a saída de Toprak Razgatlioglu para o MotoGP - precisamente para a vaga deixada pelo português na Pramac - e a transição de Michael van der Mark para funções de piloto de testes.

O segundo e último dia de testes em Jerez arranca esta quinta-feira às 9h00 e prolonga-se até às 17h00 (hora de Portugal Continental), prometendo mais pistas sobre o que Miguel Oliveira pode construir nesta nova fase da carreira.