Diogo Ribeiro - Foto: Foto Simone Castrovillari/FPN
Diogo Ribeiro - Foto: Foto Simone Castrovillari/FPN

Meeting Internacional de Lisboa: Diogo Ribeiro e Camila Rebelo batem recordes da prova

Primeiro dia do evento contou com a presença de vários medalhados em Campeonatos do Mundo e da Europa

O primeiro dia do Meeting Internacional de Lisboa ficou marcado pelos recordes da competição batidos pelos nadadores olímpicos Diogo Ribeiro e Camila Rebelo. O evento, que decorre no Jamor, contou com a presença de vários medalhados em Campeonatos do Mundo e da Europa.

O atleta do Benfica, bicampeão mundial em Doha 2024, esteve em destaque ao vencer duas provas — triunfou nos 100 metros livres com um tempo de 48,36 segundos e nos 50 metros mariposa com a marca de 23,25 segundos. Apesar de estabelecer novos recordes para o meeting, os dois tempos ficaram aquém dos seus recordes nacionais, que são de 47,98 e 22,77 segundos, respetivamente.

Por sua vez, Camila Rebelo, do Louzan/Efapel, também estabeleceu um novo máximo da competição nos 100 metros costas, ao completar a prova em 1.01,45 minutos. A recente campeã europeia dos 200 costas em Belgrado 2024 nadou aproximadamente um segundo acima do seu recorde nacional.

A lista de recordistas do dia não ficou por aqui. Vasco Morgado fixou uma nova marca nos 200 metros mariposa, com 1.58,74 minutos. A italiana Benedetta Pilatto, uma das figuras internacionais presentes e detentora de oito medalhas em Mundiais, também bateu o recorde dos 50 metros bruços, com o tempo de 30,48 segundos.

Na natação adaptada, foram estabelecidos dois novos recordes nacionais. Susana Veiga fixou a nova melhor marca de Portugal nos 50 metros costas na classe S9, com 37,91 segundos, enquanto Joana Salgueiro fez o mesmo nos 100 metros costas na classe S17, com o tempo de 1.11,68.