Apresentação de José Mourinho no Benfica - Foto: José Sena Goulão/LUSA
Apresentação de José Mourinho no Benfica - Foto: José Sena Goulão/LUSA

«Fiz mal em ir para o Fenerbahçe, mas no Benfica volto ao meu nível»

Treinador do Benfica afirmou que, apesar de não se arrepender, não tomou uma decisão correta. Questionado sobre se vai jogar com três ou quatro defesas, o técnico também lembrou que, na equipa turca, não teve os reforços que pretendia

José Mourinho foi esta tarde apresentado como novo treinador do Benfica e, na apresentação, o técnico confessou que ter rumado ao Fenerbahçe, clube que representava até há menos de um mês, foi um erro.

«A minha carreira até agora foi rica, treinei nos maiores clubes do mundo, em diferentes países. Tive uma opção errada, falta-me às vezes a palavra em português... no regrets [sem arrependimentos], porque regrets, na vida, não nos ajudam em nada, mas a consciência do que fizemos bem e mal existe. Fiz mal em ir para o Fenerbahçe, não era o meu nível cultural, não era o meu nível enquanto futebol, não era. Obviamente que dei tudo até ao último dia, obviamente que tive de fazer o meu luto, como o Bruno [Lage] está a fazer agora, porque ninguém gosta de sair, mas treinar o Benfica é regressar ao meu nível e o meu nível é treinar os maiores clubes do mundo», disse Mourinho.

O treinador português deixou também críticas ao Fenerbahçe, onde, disse, nunca teve muitas opções em termos de plantel, e relembrou os elogios que deixou às águias aquando da 3.ª pré-eliminatória da UEFA Champions League, quando os emblemas português e turco se enfrentaram: «No meu clube anterior, as coisas foram fáceis. Queria jogar a quatro, mas o clube contratou cinco jogadores no dia seginte à minha saída. Enquanto lá estive era impossível jogar com quatro defesas quando a equipa tinha sete centrais. E só um ala. Adapto-me muito ao que existe. Elogiei o plantel do Benfica e voltarei a fazê-lo. Se me perguntar se tentei jogar com as palavras e emoções, retirar pressão à minha equipa e pôr essa pressão, obviamente que sim. Mas não retiro nenhuma palavra ao que disse na altura, que o Benfica tinha feito um ótimo trabalho no mercado, dotado a equipa de potencial que, se calhar, não tinha na época passada. Como dizia ontem, estou melhor mas não sou propriamente um grande exemplo de fair play, quando perco mordo os dedos, não foi com grande facilidade que me saiu os parabéns ao Benfica, ao Bruno [Lage], o Benfica mereceu tudo isso, reconheço o que aconteceu», afirmou.

Galeria de imagens 10 Fotos