Apresentação de José Mourinho no Benfica - Foto: José Sena Goulão/LUSA
Apresentação de José Mourinho no Benfica - Foto: José Sena Goulão/LUSA

Mourinho apresentado no Benfica: «Sou o treinador de um dos maiores clubes do Mundo»

Só volta a casa no domingo

A apresentação de José Mourinho como treinador do Benfica começou com uma curta mensagem do setubalense de 62 anos, antes das perguntas da imprensa. E Mourinho começou por agradecer a Rui Costa: «Quero agradecer-lhe a confiança, a honra que sinto neste momento. Sendo português... não há um único que não conheça a história, a cultura, a dimensão da nação benfiquista e deste clube.»

Depois, falou do que lhe ia na alma: «Quero deixar uma coisa absolutamente clara: tenho de ser capaz de bloquear todas estas emoções e olhar para o Sport Lisboa e Benfica e para este meu trabalho, esta minha responsabilidade, de um modo muito simplista. Sou o treinador de um dos maiores clubes do mundo. Quero concentrar-me e fechar-me nesta missão, centrar-me, não diria na dificuldade, mas neste prazer, sob o ponto de vista do trabalho de um treinador. Focar-me em algo verdadeiramente apaixonante.»

Galeria de imagens 10 Fotos

O regresso à Luz e os títulos que conquistou depois daquela primeira passagem, em 2000, foram minimizados: «São 25 anos, mas não venho para celebrar a carreira, são 25 anos em que tive oportunidade de trabalhar nos maiores clubes do mundo, e para finalizar esta intervenção, como representante deste clube, dizer que nenhum dos outros gigantes clubes que tive oportunidade de treinar me fez sentir mais honrado, responsabilizado, motivado do que ser o treinador do Benfica.»

E depois, um pedido para que a conferência fosse curta, porque sobra trabalho e falta tempo. «Saí de casa e disse ‘até domingo’...», confessou Mourinho, dando a entender que planeia ficar no Seixal até a partida para o norte, para o jogo com o Aves SAD.