Cristiano Ronaldo executando um penálti por Portugal diante da Dinamarca, em Alvalade, no play-off da Liga das Nações (Foto: IMAGO)

FIFA pondera mudar regra dos penáltis

Acabar com a recarga é hipótese em cima da mesa; mudanças também nos lances passíveis de análise VAR; medidas podem entrar em vigor no Mundial 2026

A FIFA está a ponderar mudar a regra dos penáltis durante o Mundial 2026: na proposta interna que está sob análise, deixará de ser possível ao marcador usufruir da recarga em caso de defesa do guarda-redes ou de o esférico ser devolvido pelos ferros. Ou seja, aplicar-se a regra que já é utilizada no momento do desempate por penáltis.

De acordo com o The Sun, a ideia foi proposta or Arsène Wenger, Diretor de Desenvolvimento Global do Futebol da FIFA. Na opinião do antigo treinador do Arsenal, o marcador já tem uma grande vantagem no momento de cobrar o remate dos 11 metros. Além disso, isto impediria as repetições que de quando em vez ocorrem por invasão da área.

Mas as alterações em estudo não ficam por aqui: também o VAR pode ter um maior raio de ação. Além do que o protocolo já determina (penáltis, expulsões), o videoárbitro pode passar a intervir nas situações de eventuais vermelhos por duplo amarelo, além de poder intervir nos cantos mal assinalados.

Pelo que foi relatado, não há qualquer data para decisão, mas em cima da mesa está a hipótese de as regras serem implementadas daqui a um ano, no Campeonato do Mundo que terá lugar nos Estados Unidos, Canadá e México.

Vídeo sugerido