Estádio La Rosaleda, em Málaga
Estádio La Rosaleda, em Málaga - Foto: IMAGO

Málaga cai como candidata a jogos do Mundial 2030

Autarquia espanhola decidiu retirar a candidatura para não prejudicar o clube local

Málaga retirou oficialmente a sua candidatura para acolher jogos do Mundial 2030, que Espanha vai acolher com Portugal e Marrocos. A cidade no sul do país era uma das opções propostas para receber partidas do torneio, estando agora Vigo e Valência como alternativas.

Por um lado, o problema reside na falta de tempo das autoridades locais para construir um novo estádio e, por outro, existem várias dificuldades no projeto de renovação do atual estádio La Rosaleda. Os requisitos da FIFA exigem que os estádios anfitriões tenham capacidade para, pelo menos, 45.000 espetadores, enquanto a capacidade atual do recinto desportivo é de apenas 30.000. Além disso, os adeptos locais manifestaram o seu descontentamento com a perspetiva da equipa ter de jogar noutro estádio, noutra cidade, enquanto o La Rosaleda estivesse em obras.

«A decisão mais responsável é não participarmos na candidatura. Entre o Mundial e o clube, escolhemos o clube», afirmou o presidente da Câmara Municipal de Málaga, Francisco de la Torre, numa conferência de imprensa.

A decisão foi tomada após uma reunião entre representantes da autarquia, da administração regional e do governo da Andaluzia. «Trata-se de uma opinião partilhada pelas três administrações», confirmaram o vice-presidente da administração regional, Cristóbal Ortega, e Carlos García, delegado para a Cultura e Desporto do governo da Andaluzia.

Na conferência de imprensa, foi anunciado que Valência, que foi excluída na seleção inicial da Real Federação Espanhola de Futebol (queria 13 estádios, só pôde incluir 11), poderá substituir Málaga. Vigo, a outra cidade excluída da lista original, também é hipótese, avançando assim o estádio Mestalla ou os Balaídos.

A cinco anos do torneio, os estádios anfitriões ainda não foram oficialmente anunciados. Os outros dez estádios propostos pela Espanha são o Santiago Bernabéu e o Metropolitano (Madrid), o Camp Nou e o RCDE/Cornellá El Prat (Barcelona), o San Mamés (Bilbau), o Riazor (Corunha), o Gran Canaria (Las Palmas), o Anoeta (San Sebastián), o La Cartuja (Sevilha) e o La Romareda (Saragoça).

Portugal candidata-se com Alvalade e Luz (Lisboa) e Dragão (Porto) e Marrocos com o Adra em Agadir, Hassan II em Casablanca, Fez, Marraquexe, Príncipe Abdellah em Rabat e Ibn Batout em Tanger.

Recorde-se que os três jogos iniciais do Mundial 2030 decorrem na Argentina, Paraguai e Uruguai.

Sugestão de vídeo: